Estudantes do interior da Bahia, no Município de Irará/Ba, cidade que fica a 138 km de Salvador, denunciaram o descaso com relação a situação do ônibus escolar que fazem o transportar de alunos de Irará para a cidade de Feira de Santana. Segundo denúncias, o transporte escolar universitário está sem manutenção, com más condições de realizar locomoção, com super lotação, além de conviver com sujeiras internas no ônibus. A falta de manutenção nos ônibus levam risco de acidentes e a cada dia se agrava a situação.
Nesta terça-feira (8), denúncias feitas através do WhatsApp do Irará Livre (75) 98144-6463, o ônibus que levam os alunos para as Universidades na cidade de Feira de Santana reclamam das más condições em que são realizadas as locomoções. Os estudantes convivem diariamente com o risco de acidentes nas estradas com as péssimas condições do transporte escolar, e novamente no trajeto dos estudantes para a universidade na cidade de Feira de Santana quebrou durante o trajeto. Não foi a primeira vez que esta situação acontece e gerou constrangimento para os alunos que ficaram no estrada, em pleno horário das 23h, sob situação de risco de acidente e podendo serem assaltados.
"Prints" das conversa de um grupo de WhatsApp composto por alunos universitários, mostram a situação precária que se encontra ônibus, na conversa, o veículo está em mal estado de conservação.
O Irará Livre pesquisou e verificou que ônibus foram adquiridos pela Prefeitura de Irará com finalidade de reestruturar a frota. Segundo as informações publicadas pela gestão municipal, prefeito Derivaldo Pinto (PT), a aquisição foram de dois ônibus novos com recursos próprios e o anuncio foi feito no dia 24 de agosto de 2022.
Confira a nota na integra da Prefeitura Municipal sobre a aquisição dos ônibus: "A Prefeitura de Irará com o objetivo de reestruturar a frota da gestão municipal, adquiriu dois novos ônibus, com recursos próprios, que irão atender a educação e a saúde do município. O ônibus da educação irá reforçar a frota do transporte universitário, e o da saúde irá atender ao programa TFD – Tratamento Fora de Domicílio. Esta conquista demonstra o compromisso da gestão municipal com a população iraraense. É a Gestão do Agora é Trabalho, trabalhando com compromisso e responsabilidade." Para visualizar clique aqui.
O atual prefeito Derivaldo Pinto (PT), demostrar em pouco se importar com a população. As reclamações da população não é só do transporte escolar, o descaso são em diversos setores, como também com a péssima condições das unidades de saúde, péssima estradas vicinais, desperdício de dinheiro público vicinais, falta de água na zona rural, lixo por toda a cidade, falta de medicamentos. O que se nota, que o gestor municipal só sabe endividar o município com aquisição de empréstimos no banco e requalificação de obras já entregue como a "Lagoa da Madalena" e a obra da Fonte na Nação.
Vale lembrar, a Câmara e os respectivos vereadores eleitos, devem fiscalizar o funcionamento e prestação do serviço de transporte escolar, no entanto, um papel que não pode ser negligenciado.
O Transporte Escolar é um dever do Estado e a garantia de acesso e permanência do Educando ao Ambiente Escolar. No artigo 208 da Constituição encontram-se as obrigações do Estado, no que tange ao oferecimento do ensino público. Trata-se de garantias asseguradas aos educandos, cuja finalidade é o efetivo exercício do direito à educação, estando, entre estas, o transporte escolar:
Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
I – ensino fundamental obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria;
II – progressiva universalização do ensino médio gratuito; etc
E quando o prefeito Derivaldo Pinto (PT) é confrontado e a população cobra explicações do descaso da sua gestão, o gestor municipal solta palavrões e ataca cidadão com palavras de baixo calão, assim como já aconteceu em uma live.
A população iraraense reclama que sofre com o “descaso”, o abandono, a desigualdade, o esquecimento e o poder que impera no município de Irará, e questionam até quando conseguirão suportar a má administração.
Será que o atual prefeito, Derivaldo Pinto (PT), sabe qual é a importância da boa utilização do dinheiro público?
O WhatsApp do Irará livre (75) 98144-6463
#IraráLivre
Mín. 18° Máx. 25°