A Administração Municipal de Irará- BA, na gestão de Derivaldo Pinto (PT), cidade que fica a 138km de Salvador/Ba capital da Bahia, parece fazer "corpo mole" com relação ao lixo da cidade. Nos quatros cantos da cidade é possível ver lixo. A péssima qualidade dos serviços prestados pela prefeitura vêm ocasionando transtorno para a população, que convive com o lixo nas ruas. Esse transtorno já completaram dois anos e meio, desde o início da sua gestão em primeiro de janeiro de 2021, a população esta sofrendo com a má coleta de lixo e o prefeito não toma nenhuma medida para resolver a situação.
O acúmulo de lixo em vias públicas de Irará/Ba tem se tornado uma triste realidade para quem reside ou passeia pela cidade iraraense. O lixo estão a céu aberto, como é o caso do Loteamento Primavera, no bairro da Cidade Nova, que já fazem mais de uma semana que não existe a coleta do lixo, e isso ocorre também em toda a cidade.
Os moradores, alguns ainda revoltados e outros conformados, são obrigados a conviver com o acúmulo de lixo em cada vez mais pontos. Na frente de escolas, feiras, estabelecimentos ou espalhados pelas calçadas e ruas. O problema é recorrente, muitos já denunciaram, no entanto, a coleta de resíduos em Irará continua sendo um grave problema.
A demora da coleta, que deveria passar no local três vezes por semana, é o principal fator para proliferação de lixo, ratos e baratas nas proximidades. A ausência da coleta de lixo pode ter como consequência: a poluição do solo, das águas superficiais e subterrâneas, além da poluição atmosférica. Outro agravante é a proliferação de doenças como diarreia, amebíase, parasitose, entre outras.
Segundo as denúncias feitas através do WhatsApp do Irará Livre (75) 98144-6463, Secretária de Infraestrutura e tão pouco o poder executivo se pronunciaram com relação as medidas a serem adotadas para a coleta de lixo regular.
"Todo dia quando saio para trabalhar tenho que ver e conviver com um monteado de lixo. É mosquito, rato e outros insetos", diz a moradora.
"Pagamos IPTU, temos vários impostos, mas porque não limpa isso constantemente? Como vamos manter uma boa aparência do município assim? Como vamos ter orgulho da nossa cidade assim? Difícil”, completa a moradora dona Maria.
Confira a denúncia: https://youtube.com/shorts/wwwK-E7VrMM?feature=share
O atual Prefeito Derivaldo (PT) , desconhece os problemas que o lixo pode ocasionar para a vida das pessoas. O lixo hospitalar pode causar sérios problemas, sendo como o agravos de contaminação e impacto no meio ambiente. Durante o processo de decomposição da parte orgânica biodegradável do lixo (restos de alimentos) ocorre a liberação de gases poluentes, o que ocasiona a poluição do ar, além do chorume (liberação da umidade contida nos resíduos orgânicos), que polui o lençol freático. A coleta seletiva do lixo é essencial e fundamental não só para manter uma cidade limpa, mas também para evitar que doenças se proliferem na cidade.
Uma cidade limpa é sinal de qualidade de vida, por isso para exercer plenamente cidadania as secretarias municipais tem que ter a consciência sobre a coleta seletiva adequado do lixo.
Especialistas reiteram que a limpeza urbana é fundamental para a preservação de cidades de qualquer tamanho. Tanto em sua aparência, afinal, ninguém vai achar bonito um local cheio de lixo espalhado por aí, ruas sujas, com a grama alta, como na questão de saúde pública. Pois um local sujo pode aumentar a chance de proliferação de agentes transmissores de doenças (mosquitos, baratas, ratos, etc.). Além da parte sensorial, pois todos sabemos que lixo aberto e espalhado é sinônimo de odor fétido. Sua presença vai gerar diversos tipos de poluição e queda na qualidade de vida dos habitantes do local.
E quando o prefeito Derivaldo Pinto (PT) é confrontado e a população cobra explicações do descaso da sua gestão, o gestor municipal solta palavrões e ataca cidadão com palavras de baixo calão, assim como já aconteceu em uma live.
A população iraraense reclama que sofre com o “descaso”, o abandono, a desigualdade, o esquecimento e o poder que impera no município de Irará, e questionam até quando conseguirão suportar a má administração.
Recentemente, o Irará Livre, denunciou o gasto desordenados, o desperdício do dinheiro público, a incompetência, a omissão de planejamento e controle do governo municipal provocam tantas aberrações no que o tornam a cidade dos absurdos sobre a situação que se encontra atualmente um importante ponto e marco para a cidade, a Fonte da Nação.
Será que o atual prefeito, Derivaldo Pinto (PT), sabe qual é a importância da boa utilização do dinheiro público?
O WhatsApp do Irará livre (75) 98144-6463
Comente abaixo e deixe aqui sua contribuição!
Mín. 17° Máx. 22°