A população da comunidade da Boa Vista, zona rural da cidade de Irará/Ba, cidade que fica a 138km de Salvador - capital da Bahia, vêm padecendo constantemente com a falta de água. Com cisternas e reservatórios totalmente vazios, população está sendo obrigada a comprar água no "carro pipa", para que possa fazer pelo menos suas necessidades básicas. Esta é uma realidade da população atual, onde o atual gestor municipal Derivaldo Pinto (PT), não toma medidas para que possa sanar esse problema que afeta não só a comunidade da boa vista, mas em toda população rural do município.
A atual realidade da população brasileira, especialmente das pessoas que vivem na zona rural, onde muitas recebem pelo menos um salário mínimo, outras só o "bolsa família", que com seu pouco dinheiro, além de ter que gastar com energia, comprar alimentos, tenham que gastar sua pouca renda para poder comprar água para sobreviver.
Desde o início da sua gestão, em janeiro de 2021, o que se percebe, é que o atual gestor municipal Derivaldo Pinto (PT), não está sabendo administrar o dinheiro público municipal para que possa zelar por uma boa qualidade de vida de sua população. Constantemente, o Irará Livre denuncia o desgoverno da atual gestão. A população padece não só com a falta de água potável, mas com a péssimas condições das estradas vicinais, a falta de transporte público para os estudantes, descaso com a limpeza pública, com descarte o lixo, mau uso do dinheiro público e o descaso e desperdício do dinheiro público.
Com a falta de compromisso e responsabilidade do gestor municipal, e a inversão de valores, as reclamações e o descaso público no governo do prefeito Derivaldo Pinto (PT) só aumenta a cada dia na cidade de Irará. E os serviços que são executados no município são milionários e a prestação de serviço cada vez mais precária.
Segundo as denúncias feitas através do Whatsapp do Irará Livre (75) 98144-6463, já fazem mais de quatro messes que não tem água potável para a comunidade da Boa Vista especificamente, mas essa realidade é geral. "Minha renda é pouca, ganho bolsa família e não condições de comprar água no carro pipa. Será que o prefeito, sabe a necessidade de ter uma água potável?", desaba a moradora Joana.
"Tenho que gastar R$ 300 para comprar água para pelo menos fazer as atividades domésticas básicas. Com o dinheiro que recebo, não tem condições de comprar alimento, pagar luz e ainda pagar por água potável.", completou a moradora.
Nas quatros regiões da cidade de Irará, especialmente as comunidades da zona rural, estão passando por um rigoroso desabastecimento de água. Tem locais que a água potável não chega a mais de dois messes. São situações desumanas que as famílias têm que passar, sem poder pelo menos fazer uma atividade básica e essencial, tomar um banho, como também beber água ou até ter que cozinhar adequadamente seus alimentos.
As queixas dos moradores é que não estão sendo enviados carros-pipas, e que a prefeitura não atende os diversos pedidos de água para as comunidades da zona rural.
Vídeo enviado pela moradora da comunidade da Boa Vista ao Irará Livre:
Clica aqui e confira o vídeo.
O que se percebe também, que não se vê nenhuma ação do poder legislativo, os vereadores, para que possa sanar esse abastecimento de água na zona rural. O que os vereadores vem buscando, em suas sessões que são transmitidas pelo canal da rede social da câmera, é que o município, fique a cada dia endividado, com tomada de empréstimo com valores milionários, onde esses mesmo vereadores não fazem uma fiscalização das obras e tão pouco dos valor a serem empregados, e a população fica desassistidas com serviços básicos.
Vale dizer, que o desperdício do Dinheiro público é visível, enquanto população iraraense passa por necessidades como a falta de alimentação, água e atendimento médico, o dinheiro público está sendo empregado em requalificação de obras recém entregues a população.
E quando é alvo de críticas pela população, o prefeito Derivaldo Pinto (PT), se utiliza de palavras de baixo calão. A população vem se sentindo oprimida e desprotegida pelo poder publico municipal.
Enquanto a gestão de Derivaldo Pinto se preocupa com postagens publicitárias em redes sociais, tentando sempre colocar a culpa na gestão anterior, a população pede socorro, pois não aguenta mais tanto absurdo e desrespeito.
E a cidade de Irará sofre com tanto retrocesso e descaso, por uma gestão desorganizada e despreparada para cuidar do povo.
O abandono, a desigualdade, o esquecimento imperam em Irará, mas até quando a população irá suportar uma mau administração?
Será que o atual prefeito, Derivaldo Pinto (PT), sabe qual é a importância da água potável nas residências das pessoas?
O WhatsApp do Irará livre (75) 98144-6463
Comente abaixo e deixe aqui sua contribuição!
Mín. 18° Máx. 25°