Sujeira nas ruas, o péssimo exemplo de descaso com o espaço público em Irará/Ba.
CIDADE TOMADA PELO LIXO! Moradores reclamam do descaso por conta da quantidade de lixo nas ruas e manifestam sua insatisfação com a gestão do Prefeito Derivaldo Pinto (PT), falta da coleta de lixo e Limpeza Pública. Todos os dias moradores das diversas regiões da cidade enviam relatos através do WhatsApp do Irará Livre (75) 98144-6463, sobre a situação humilhante que se encontra a coleta de lixo no município.
Várias mensagens chegaram através das redes sociais com relação aos bairros de Cidade Nova, Loteamento Primavera. Mas a situação é recorrente nos quatros cantos da cidade.
A coleta demora dias e até meses, trazendo constrangimentos à população por conta do mau cheiro, além de bichos e insetos indesejáveis.
Há falhas graves na coleta de lixo e esse transtorno vem ocorrendo nos últimos dois anos e a população diz que o prefeito não toma medidas para resolver a situação.
Em toda cidade é possível ver lixo espalhado. A má qualidade dos serviços prestados ocasiona transtorno para a população, que convive diariamente lado a lado com o lixo nas ruas.
O atual Prefeito Derivaldo (PT) foi eleito com 57,55%, 10.460 votos no total, parece não conhecer os problemas que o lixo pode ocasionar para a vida das pessoas.
A população pede que a gestão municipal faça valer o “slogan” de campanha: “AGORA É TRABALHO“, tema muito utilizado por Derivaldo Pinto durante as campanhas eleitorais. Enquanto isso, os cidadãos buscam formas de driblar o descaso e conviver com o LIXO que se acumula por todas as ruas do município.
A ausência da coleta de lixo pode ter como consequência: a poluição do solo, das águas superficiais e subterrâneas, além da poluição atmosférica. Outro agravante é a proliferação de doenças como diarreia, amebíase, parasitose, entre outras.
O acúmulo de resíduo descartado de forma irregular pode gerar a proliferação de pragas e vetores de endemias e colocar em risco a saúde pública. A coleta seletiva do lixo é essencial e fundamental não só para manter uma cidade limpa, mas também para evitar que doenças se proliferem na cidade.
Outro impacto é a poluição visual. Os resíduos não coletados por dias ou até meses em vias públicas, causam cenários desagradáveis. Esses resíduos são responsáveis pela degradação das cidades.
Uma cidade limpa é sinal de qualidade de vida, por isso para exercer plenamente cidadania as secretarias municipais tem que ter a consciência sobre a coleta seletiva adequado do lixo.
Especialistas reiteram que a limpeza urbana é fundamental para a preservação de cidades de qualquer tamanho. Tanto em sua aparência, afinal, ninguém vai achar bonito um local cheio de lixo espalhado por aí, ruas sujas, com a grama alta, como na questão de saúde pública. Pois um local sujo pode aumentar a chance de proliferação de agentes transmissores de doenças (mosquitos, baratas, ratos, etc.). Além da parte sensorial, pois todos sabemos que lixo aberto e espalhado é sinônimo de odor fétido. Sua presença vai gerar diversos tipos de poluição e queda na qualidade de vida dos habitantes do local.
A população iraraense reclama que sofre com o “descaso”, o abandono, a desigualdade, o esquecimento e o poder que impera no município de Irará, e questionam até quando conseguirão suportar a má administração.
Será que o atual prefeito, Derivaldo Pinto (PT), sabe qual é a importância de uma Coleta do Lixo?
O WhatsApp do Irará livre (75) 98144-6463
Comente abaixo e deixe aqui sua contribuição!
Mín. 20° Máx. 22°