Estudantes do interior da Bahia, no Município de Irará/Ba, cidade que fica a 138 km de Salvador, denunciaram o descaso, a situação do ônibus que fazem o transportar de alunos, a falta de manutenção nos ônibus que levam os alunos para as Universidades na cidade de Feira de Santana. Os estudantes também reclamam das más condições em que são realizadas as locomoções e com a super lotação. Os estudantes convivem diariamente com o risco de acidentes no transporte escolar da cidade. A cada dia a situação só se agrava e nesta quarta-feira (10), o ônibus escolar que transportava estudantes de Feira de Santana para Irará, quebrou durante o trajeto. Não foi a primeira vez que esta situação acontece e gerou constrangimento para os alunos que ficaram no estrada, em pleno horário das 23h, sob situação de risco de acidente e podendo serem assaltados.
Ainda segundo a denúncia, além do descaso que os estudantes enfrentam todos os dias para irem estudar em Feira de Santana, o veiculo em muitas das vezes se encontram sujo.
O Irará Livre pesquisou e verificou que ônibus foram adquiridos pela Prefeitura de Irará com finalidade de reestruturar a frota. Segundo as informações publicadas pela gestão municipal, a aquisição foram de dois ônibus novos com recursos próprios e o anuncio foi feito no dia 24 de agosto de 2022.
Confira a nota na integra da Prefeitura Municipal sobre a aquisição dos ônibus: "A Prefeitura de Irará com o objetivo de reestruturar a frota da gestão municipal, adquiriu dois novos ônibus, com recursos próprios, que irão atender a educação e a saúde do município. O ônibus da educação irá reforçar a frota do transporte universitário, e o da saúde irá atender ao programa TFD – Tratamento Fora de Domicílio. Esta conquista demonstra o compromisso da gestão municipal com a população iraraense. É a Gestão do Agora é Trabalho, trabalhando com compromisso e responsabilidade." Para visualizar clique aqui.
O atual prefeito é Derivaldo Pinto (PT), e o que o gestor demostrar é pouco se importar com a população. As reclamações realizadas através do WhatsApp do Irará Livre (75) 98144-6463, são de descasos em diversos setores, seja na área da saúde com um péssimo atendimento nos PSF, falta de médicos, falta de medicamentos, da falta de água na zona rural, da infra estrutura das estradas esburacadas e agora do transporte educacional. “É inadmissível que esses ônibus estejam circulando. A viagem para Feira de Santana está sendo uma tortura só. Nos estudantes estamos preocupados pela falta de manutenção e com os ônibus super lotados. Um tremendo descaso com os estudantes iraraense e uma falta de responsabilidade do Prefeito Derivaldo”.
Vale lembrar, a Câmara e os respectivos vereadores eleitos, devem fiscalizar o funcionamento e prestação do serviço de transporte escolar, no entanto, um papel que não pode ser negligenciado.
O Transporte Escolar é um dever do Estado e a garantia de acesso e permanência do Educando ao Ambiente Escolar. No artigo 208 da Constituição encontram-se as obrigações do Estado, no que tange ao oferecimento do ensino público. Trata-se de garantias asseguradas aos educandos, cuja finalidade é o efetivo exercício do direito à educação, estando, entre estas, o transporte escolar:
Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
I – ensino fundamental obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria;
II – progressiva universalização do ensino médio gratuito; etc
O WhatsApp do Irará livre (75) 98144-6463
#IraráLivre
Mín. 18° Máx. 25°