Mais de 500 crianças em situação de vulnerabilidade social viveram uma tarde inesquecível neste sábado (17), ao participarem de uma sessão especial de entretenimento e cultural em um circo, em Belém. A ação faz parte do programa PMZito, iniciativa da Polícia Militar do Pará que desenvolve atividades sociais, culturais e educativas com crianças e adolescentes da Região Metropolitana e do interior do estado. A ação contou com o apoio da iniciativa privada.
A visita envolveu crianças atendidas por 22 Batalhões da Polícia Militar, com o objetivo de integrar os polos do programa e proporcionar um momento de lazer, cultura e cidadania.
“A preparação desse momento começou há cerca de 17 dias. A ideia era unir todas as crianças dos projetos sociais que se desenvolveram nesses quatro meses de atuação. Hoje temos aqui mais de 500 crianças dentro do circo. Isso mostra o tamanho e o impacto que o projeto já alcançou em tão pouco tempo”, destacou o cabo Dimitry, monitor da unidade Bengui.
Segundo o policial, cerca de 90% das crianças nunca haviam tido a oportunidade de assistir a um espetáculo circense.
“Eles estão em êxtase. Muitos nunca viram um palhaço, um globo da morte, trapezistas. Essa vivência vai marcar para sempre a memória dessas crianças. É o tipo de ação que transforma vidas”, completou.
Parceria -A ação foi viabilizada com o apoio do proprietário do Circo Broadway, que cedeu gratuitamente a sessão em uma parceria com a Corporação. A colaboração entre o setor público e privado foi essencial para garantir o acesso das crianças a um ambiente seguro, lúdico e educativo.
“A Polícia Militar é muito mais do que segurança nas ruas. Ela também atua no social, mostrando para essas crianças que existe um caminho certo a seguir. Estamos dando uma resposta concreta para a sociedade: estamos presentes, cuidando, orientando e transformando realidades”, destacou o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Dilson Júnior.
Durante a ação, voluntários, pais e policiais acompanharam as crianças, garantindo organização e segurança para o momento especial.
Entre as participantes, a estudante Lana Reis da Silva, de 13 anos, moradora de Benevides e integrante do programa, expressou a alegria de estar pela primeira vez em um circo.
“Essa é a primeira vez que saímos de Benevides e está sendo muito divertido. Minhas colegas da turma estão aqui e a gente adorou a parte do Homem-Aranha, do palhaço, foi muito legal”, disse. Ela também destacou as atividades oferecidas pelo programa:
“No PMZito a gente faz muitas coisas, brinca na quadra, joga vôlei, participa de atividades e aprende sobre ética, cidadania, agora temos até passeio!”.
Já o aluno João Pedro Resende se encantou com o espetáculo: “É a primeira vez que venho ao circo e foi muito legal poder assistir. Gostei muito de ver o Homem-Aranha voando. Tinha muita vontade de conhecer o circo”.
A expectativa, segundo a organização, é de que novas atividades como essa sejam realizadas com frequência, reforçando o papel transformador do projeto PMZITO e fortalecendo os laços entre a Polícia Militar e as comunidades atendidas.