Pesquisas científicas e soluções tecnológicas voltadas ao fortalecimento do setor agropecuário ganham destaque na maior edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos), que segue até este sábado, 17, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas. Com tema AgroEvolução, as instituições de ensino superior têm um papel de destaque nesta edição, com a participação ativa da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), além do apoio técnico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e do Agência de Tecnologia da Informação (ATI).
No caso da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que possui 842 alunos matriculados na área do agronegócio, a instituição leva para Agrotins 25 anos mais de 40 ações, incluindo palestras, workshops, mesas-redondas, minicursos e exposições, bem como os projetos desenvolvidos nas áreas de pesquisa, inovação, ensino e extensão.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, destaca a importância da participação da universidade na feira. “Esse ano de 2025, a Unitins se consolida como a instituição que mais tem alunos em formação na área do agronegócio, tanto na engenharia agronômica como em todos os cursos de tecnologia em gestão do agronegócio. E na Agrotins, esses alunos apresentam seus projetos, suas pesquisas, os resultados dos dias de campo, das atividades do laboratório, isso tudo também sob o incentivo da Unitins. Consideramos a Agrotins como a grande vitrine da pesquisa científica, do processo formativo na maior área e cadeia produtiva do estado do Tocantins, que é o agronegócio. A Unitins, com toda certeza, se consolida na formação de mão de obra qualificada para sustentar o fornecimento técnico e humano, para que a cadeia produtiva do agronegócio evolua cada vez mais. Então, é com muita alegria que a gente recebe toda a comunidade acadêmica, todos os visitantes”, enfatiza o reitor.
Entre os projetos em destaque está a pesquisa com arroz, voltada ao melhoramento genético, conduzida pelo curso de Agronomia da instituição. “Em Formoso do Araguaia, nós temos uma pesquisa que desenvolve uma quantidade de atividades de ensaio com a cultura do arroz, que envolve desde o melhoramento genético, o manejo nutricional e o manejo fitossanitário da cultura. Além da cultura do arroz, trabalhamos na entressafra com soja, feijão e milho visando a sustentabilidade do produtor rural — tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental. São tecnologias que vêm inovar na produtividade, tanto no ganho de produção quanto na sustentabilidade, com práticas sustentáveis”, explica o pesquisador e professor da Unitins, Expedito Cardoso.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) também marca presença na feira. Nesta edição, há um pavilhão com a participação de nove Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT&Is), que foram selecionadas via edital público. O objetivo é proporcionar um ambiente de integração entre ciência e produção rural, estimulando o diálogo entre pesquisadores, produtores e investidores do agro.
“A Fapt está aqui com o Pavilhão de Ciência e Inovação Tecnológica no agro, participando nesta edição 2025 com muitas novidades. Estamos com as instituições, fazendo as apresentações dos resultados de pesquisas. Temos também três auditórios, onde teremos palestras e apresentações dos projetos desenvolvidos no estado do Tocantins. O Governo do Tocantins tem apoiado e investido na ciência, tecnologia e inovação no agro. É muito importante essa parceria com as instituições, que estão aqui expondo seus trabalhos, fazendo belíssimas apresentações. Estamos recebendo muitos visitantes no nosso pavilhão de ciência e tecnologia. Temos ainda um robô que interage com os visitantes, despertando curiosidade. Estamos recebendo as escolas, os acadêmicos e todos os visitantes para conhecerem os nossos resultados”, afirma a presidente da Fapt, Maria Eulessandra Castilho.
A estrutura do Pavilhão conta com os estandes das instituições parceiras, auditório para apresentações científicas e a maratona do FaptGulhas. Serão apresentados resultados de estudos em andamento e pesquisas que tratam desde melhorias genéticas até soluções sustentáveis no uso de bioquímicos. Pesquisadores do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) também apresentam pesquisas aplicadas e tecnologias durante a Agrotins. As inovações fazem parte de uma Mostra Tecnológica e foram desenvolvidas em diferentes unidades do IFTO, por meio de projetos de pesquisa e extensão que visam melhorar os processos produtivos e promover mais sustentabilidade no campo.
“O Instituto Federal do Tocantins participa desses 25 anos da Agrotins sempre trazendo muitas novidades desenvolvidas nos cursos dos seus 11 campi. Neste ano, estamos trazendo 19 tecnologias voltadas para o agro, que trazem soluções para os pequenos produtores, mas também tecnologias alimentícias. Para se ter uma ideia, nós estamos trazendo um sistema de irrigação automatizada. Acreditamos que, ao levar para o pequeno agricultor inovação, o conceito de sustentabilidade e de baixo custo, contribuímos para a evolução do agro no estado do Tocantins. O IFTO tem praticamente todos os seus 11 campi distribuídos ao longo do estado, com cursos na área de tecnologia e do agro. Por isso, proporcionamos aos nossos estudantes uma formação voltada às necessidades do pequeno agricultor e aos desafios dos tempos atuais, desde a produção até a comercialização”, ressalta a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFTO, Paula Karine Amorim.
Dentre os projetos desenvolvidos pelos alunos, destaca-se uma horta com sistema de irrigação autônomo, que pode ser utilizado por pequenos ou grandes produtores. A tecnologia permite a irrigação de culturas em grandes ou médias propriedades, com leitura automatizada do solo, irrigação sem interferência humana e controle por aplicativo móvel.
Programação
A programação completa da Agrotins, incluindo mapa do evento, expositores e atrações, está disponível no portal oficial [https://agrotins.to.gov.br/] criado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), em conjunto com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e a Agência de Tecnologia da Informação (ATI).
Agrotins 25 anos
Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.