Para definir um calendário de ações para 2025, além de discutir estratégias para o fortalecimento do turismo na região do Xingu e na Transamazônica, foi realizada na quinta-feira (8), em Altamira, a 19ª Reunião Ordinária do Fórum da Região Turística Xingu (Fortxingu). O evento ocorreu na sede da Associação Consórcio Belo Monte e também discutiu temas como a criação de uma nova associação regional e o inventário dos atrativos naturais da região do Xingu.
O fórum reuniu representantes municipais, estaduais e instituições parceiras. Foram apresentados o Regulamento e o Regimento Interno do Fortxingu, que passaram por uma revisão visando o obter CNPJ, o que permitirá ao Fórum captar recursos.
O Fortxingu é uma instância de governança regional estratégica para o fortalecimento e regionalização do turismo no Pará, abrangendo os municípios de Altamira, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Uruará, Porto de Moz, Medicilândia, Anapu, Brasil Novo, Pacajá e Placas. Criado em 2007, o fórum tem se consolidado como um espaço de diálogo e planejamento integrado, reunindo representantes municipais, iniciativa privada, ONGs e instituições de ensino. A atuação do Fortxingu é pautada por ações concretas voltadas ao turismo sustentável e ao desenvolvimento socioeconômico da região.
O secretário adjunto da Setur (Secretaria de Estado de Turismo), Lucas Vieira, fez uma apresentação aos presentes. Ele reforçou o compromisso do governo estadual com o desenvolvimento do setor na região. “Vamos colocar o Estado ao lado dos municípios para desenvolver cada vez mais o turismo aqui, em uma rota importantíssima, que é a Rota do Cacau ao Chocolate.. Este é um momento oportuno para construirmos políticas públicas eficientes e preparar a região para um ano em que o mundo estará voltado às nossas belezas naturais e ao nosso ecoturismo”, afirmou Vieira.
Lucas Vieira também anunciou o aporte de R$ 100 mil para serem empregados no apoio à estruturação e na promoção turística dos municípios da rota do Cacau, especialmente na participação de eventos conjuntos. A próxima reunião do fórum está marcada para o dia 10 de julho, em Senador José Porfírio.
Intercâmbio Indígena - A Setur também participou no dia 9 de maio do III intercâmbio Cultural do Povo Assurini do Xingu, no território indígena Ita-Aka, que integra Terra Indígena Koatinemo, localizada no Médio Xingu, a 3 horas de Altamira. Este ano, o evento teve como tema !Celebrando a união, diversidade e resistência dos povos indígenas", e reuniu 6 etnias em uma programação esportiva e cultural. O encontro começou no dia 8 e segue até dia 11.
Durante a programação foram apresentadas danças, desfiles de pinturas corporais e adornos, artesanato e gastronomia. “Esse Intercâmbio é uma ação estratégica para preservar a cultura e os modos de vida dos povos indígenas, promovendo educação intercultural, inclusão social e proteção ambiental”, disse Conceição Silva, técnica de planejamento e gestão em turismo, da Setur.