O Governo do Estado segue garantindo atendimentos em saúde neste sábado (10), no Complexo Castelinho, durante o segundo dia de programação do "Maranhão Livre da Fome". Entre os serviços ofertados estão consultas nas especialidades de Clínica Médica e Oftalmologia serviços odontológicos, além de imunização com doses do Calendário Nacional de Vacinação.
Na ação, a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos, afirmou que o programa Maranhão Livre da Fome tem o objetivo de tirar as pessoas da extrema pobreza e também melhorar as condições de saúde dessa população.
"O Governo do Maranhão tem se empenhado em cuidar da população como um todo, dando oportunidade da alimentação através do benefício, o cuidado da saúde, a geração de emprego e renda. Entendemos que o eixo saúde também só melhora a partir do que a gente chama de determinantes sociais, de questões sociais refletem diretamente nas condições de saúde da população", disse a secretária Deborah Campos.
Os atendimentos foram ofertados no Setor Saúde, espaço instalado em uma das quadras poliesportivas do Complexo Castelinho.
Atendimentos
No primeiro dia da ação de saúde foram realizados 818 atendimentos, destes 219 foram odontológicos sendo 63 na Unidade Móvel do Sorrir, 141 marcações de consultas para especialidades em saúde bucal em uma das Unidades Sorrir localizadas em São Luís e 15 indicativos para implante de prótese dentária. Além de 444 atendimentos oftalmológicos, com 21 triagens para cirurgias de catarata e pterígio e 391 prescrições de óculos de grau.
De acordo com a superintendente de Acompanhamento de Gestão das Unidades de Saúde da Secretaria Adjunta de Atenção à Saúde da SES (SAAS-SES), Etheana Trajano, o governo foi estratégico em reunir várias políticas públicas no mesmo espaço. "Para além do recebimento do benefício, o cidadão também passa pela Estação da Saúde, onde recebe consultas e pega o encaminhamentos. A expectativa é que a gente atenda muito mais pessoas do que ontem, garantindo sempre o nosso melhor".
Uma vez feita a identificação, era feito o direcionamento para o atendimento desejado, com verificação de peso, pressão arterial e teste de glicemia. Eliselma Silva Galvão Miranda, de 35 anos, é moradora do bairro Panaquatira, em São José de Ribamar, e foi uma das beneficiadas pelo programa de assistência social do governo. Na ocasião ela também foi atendida no Setor Saúde juntamente com os seus filhos Andrei e Erisson, de 16 e 14 anos, respectivamente.
"Eu achei ótimo, porque eu estava precisando consultar eles da vista, os dois, e até eu mesma também. E agora a gente achou uma oportunidade, porque muitos estão precisando e não têm condição de marcar no particular", comentou Eliselma.
O senhor Odilo Moraes Filho, de 57 anos, é natural de Alcântara, mas vive em São Luís há muitos anos. Na oportunidade ele fez consulta com dentista. "É muito bom, porque além da gente sair de casa para melhorar a mente, a gente participa de um programa que é gratificante. Também aproveitei para tirar a segunda via da certidão de nascimento e da minha identidade".
No primeiro dia de atendimentos do Setor Saúde foram feitos 45 agendamentos para exame de mamografia (7), bem como nas áreas de dermatologia (9), pediatria (2), ginecologia (25) e urologia (2). Os exames deverão ser realizados em dia e horário marcados na Policlínica Diamante, unidade que integra a Rede Estadual de Saúde.
A programação teve como público alvo as pessoas previamente triadas oriundas dos municípios que integram a Grande Ilha: São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
Vacinação
Presente na ação, o secretário Adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, representando o Ministério da Saúde, Jerzey Timoteo Ribeiro Santos, acompanhou os serviços ofertados, em especial o da sala de vacinação instalada no local que também disponibilizou a vacina contra a gripe.
"Os estudos mostram que quem vacina contra a gripe pode evitar casos graves e óbvios em até 70% dos casos, daí a importância de a população acolher esse convite. Por isso reforçamos para que durante esta semana em que se comemora o Dia D de Vacinação, possam 'virar a chave' do cuidado em relação à gripe", afirmou o secretário Jerzey Timoteo.
O superintendente estadual do Ministério da Saúde, Glinoel Garreto, também acompanhou a visita à sala de vacinação do Setor da Saúde no evento.