Na manhã desta segunda-feira (05), teve início o 1º Curso de Operações com Aeronaves Não Tripuladas (COANT) da Polícia Militar do Espírito Santo para formação de novos pilotos de drones. A capacitação marca um avanço significativo na modernização das estratégias operacionais da Corporação, com o objetivo de qualificar policiais militares para o emprego seguro, técnico e eficaz de drones em atividades de policiamento e inteligência.
Com um total de 20 alunos, o curso reúne militares da Diretoria de Inteligência e de equipes de Força Tática das Unidades Operacionais da Região Metropolitana da Grande Vitória. Ao longo da formação, os participantes terão acesso a uma grade curricular abrangente, que contempla desde os fundamentos da aviação não tripulada até a aplicação prática em operações reais de segurança pública, como ações de reconhecimento, apoio em patrulhamento em áreas de alto risco e fiscalização ambiental, incluindo aulas práticas noturnas, para a máxima exploração das câmeras termográficas.
A qualificação de operadores de drones tornou-se uma necessidade estratégica para a segurança pública, diante da crescente utilização dessas ferramentas em operações policiais, de inteligência, busca e salvamento, fiscalização ambiental e apoio a situações de catástrofe. Com essa iniciativa, a PMES reafirma seu compromisso com a inovação tecnológica e com a formação de policiais cada vez mais preparados para os desafios contemporâneos da atividade policial.
O curso está previsto para encerra no dia 27 de junho e ainda este ano haverá mais duas edições dessa qualificação.