O Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra completou três anos de funcionamento, prestando assistência a pacientes de 16 municípios da região central do Maranhão. Desde sua inauguração, a unidade já realizou mais de 258.260 atendimentos, entre consultas médicas, atendimentos multidisciplinares, Serviços de Apoio e Diagnóstico Terapêutico e procedimentos de Terapia Renal Substitutiva.
O paciente Sebastião Firmino, 68 anos, já faz uso do equipamento de hemodiálise há sete anos e há três ele está em atendimento no Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra. "Faço hemodiálise aqui há três anos. Antes, eu precisava acordar à 1h da madrugada para esperar a van e viajar até Caxias. Chegava lá por volta das 7h, fazia o tratamento e só saía ao meio-dia, chegando tarde em casa. Hoje, a realidade é bem diferente. Saio às 5h e às 11h já estou de volta, sem tanto sofrimento. Aqui sou bem tratado, brinco com todos e só tenho a agradecer. Me sinto em casa. Agradeço muito ao governador Carlos Brandão por toda a ajuda que nos deu".
Atualmente 126 pacientes renais crônicos recebem atendimento contínuo na unidade, contando com também com suporte na Policlínica e no Centro Odontológico Sorrir. A diretora geral do Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra, Leila Teixeira, destacou a importância de celebrar três anos de atendimento.
"Hoje é um dia muito gratificante para nós, celebrar esses três anos. Começamos com apenas 72 pacientes em hemodiálise e, atualmente, já são 126. Para nós, é um imenso prazer poder oferecer um tratamento próximo da residência dos pacientes, garantindo mais qualidade de vida e melhorias no atendimento. No dia a dia, percebemos a motivação deles por terem esse suporte perto de casa para continuar o tratamento”, disse Leila Teixeira.
A diretora frisou ainda o comprometimento da unidade em ofertar um atendimento humanizado, fator importante para o bem estar dos pacientes. “Fazemos um trabalho humanizado. Visitamos os pacientes durante as sessões para ouvir suas queixas, sugestões e elogios. Quando recebemos um feedback positivo, isso nos motiva ainda mais. Nossa maior alegria é ver pacientes recebendo alta, seja por um transplante bem-sucedido ou por uma evolução positiva no tratamento”, completou a diretora.
Ampliação da estrutura
Recentemente, o Governo do Estado expandiu a capacidade de atendimento do Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra, passando de 16 para 21 máquinas de hemodiálise, além de três máquinas reserva, totalizando 24 cadeiras. Isso possibilitou um melhor atendimento aos pacientes distribuídos nos três turnos de funcionamento.
No equipamento, os pacientes têm ainda acesso a exames laboratoriais e uma equipe composta por cinco médicos nefrologistas, 11 profissionais multiprofissionais (assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos e farmacêuticos), além de médicos vasculares responsáveis pela confecção de fístulas arteriovenosas.
O Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra compõe a rede de Estado da Saúde e é gerenciado pelo Instituto Acqua.