O concurso público para o cargo de auditor fiscal da Receita Estadual do Paraná segue com seu cronograma. Embora o período de inscrições tenha encerrado em 20 de março, os candidatos têm outras datas para ficar de olho até a realização da prova, prevista para 18 de maio. São prazos importantes que todos aqueles que vão participar do processo seletivo precisam estar atentos ao longo dos próximos meses.
Ao todo, o concurso oferece 50 vagas com remuneração inicial de R$ 16,9 mil. Além disso, também será formado cadastro de reserva, ou seja, uma espécie de lista de espera para repor vagas à medida que elas forem surgindo. O certame está sob responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), encarregada da organização e aplicação das provas.
E é justamente o edital publicado pela FGV que estabelece o cronograma válido para o concurso. A próxima data importante descrita no documento, por exemplo, é a divulgação da lista preliminar com as inscrições deferidas e indeferidas no dia 4 de abril. De acordo com o balanço mais recente, mais de 20 mil pessoas haviam se inscrito no concurso público para auditor fiscal.
A partir dessa publicação, os candidatos terão entre os dias 07 e 11 de abril para entrar com recurso caso discordem das informações divulgadas nas relações preliminares. A lista definitiva de inscritos será liberada somente em 30 de abril.
Em 12 de maio, os candidatos poderão consultar os locais das provas objetivas e discursivas. Já a aplicação do concurso acontece no fim de semana seguinte, no dia 18 de maio. O gabarito preliminar será disponibilizado logo na sequência, em 19 de maio (ver cronograma abaixo).
PROCESSO SELETIVO– O concurso para auditor fiscal da Receita Estadual será dividido em quatro etapas. As duas primeiras serão de caráter classificatório e vão testar os conhecimentos dos candidatos em Língua Portuguesa, raciocínio lógico-matemático, Direito Constitucional, Tributário e Administrativo, assim como saberes específicos para o exercício da função. Isso inclui Economia e Finanças Públicas, contabilidade geral e Prática em Análise de Dados.
Já a terceira fase, também de caráter classificatório, será a avaliação de títulos. Para isso, o concurso vai priorizar áreas relacionadas à função de auditor fiscal, como Administração, Contabilidade, Ciência da Computação, Direito, Economia, Engenharias, Física, Matemática, Probabilidade e Estatística.
A última etapa é a avaliação médica, que é de caráter eliminatório.
PAPEL DO AUDITOR– O auditor fiscal exerce uma das funções centrais na estrutura da Receita Estadual. Ele é responsável pela arrecadação de tributos e a fiscalização do cumprimento das obrigações fiscais pelos contribuintes. Assim, a principal atuação do auditor é garantir que empresas e cidadãos estejam pagando corretamente seus impostos, assegurando recursos para investimentos em áreas fundamentais como saúde, educação, segurança e infraestrutura.
Para mais informações e acesso à descrição detalhada das datas, consulte o edital do concurso no site da FGV .
Confira o cronograma completo:
- 4 de abril: publicação das relações preliminares, contendo as inscrições deferidas e indeferidas, incluindo as inscrições para as vagas destinadas a afrodescendentes e pessoas com deficiência, bem como os atendimentos especiais solicitados.
- 7 a 11 de abril: período para recursos contra as relações preliminares, quando os candidatos poderão interpor recursos caso discordem das informações divulgadas nas relações preliminares.
- 30 de abril: publicação das relações definitivas e concorrência.
- 12 de maio: divulgação dos locais de prova. O ensalamento deve ser conferido direto no site da FGV.
- 18 de maio: aplicação das provas objetiva e discursiva.
- 19 de maio: divulgação do gabarito preliminar da prova.
- 20 e 21 de maio: período para que os candidatos apresentem recursos para contestar alguma questão da prova.