O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou neste sábado (29) uma ação especial de vacinação contra a Influenza em dois shoppings da capital maranhense: Shopping Rua Grande e Golden Shopping Calhau. No Golden Shopping, a ação se estende até domingo (30) e tem como objetivo reduzir as internações, complicações e óbitos causados pela gripe, especialmente entre os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
No sábado, a vacinação aconteceu nos Shoppings Rua Grande, das 9h às 16h, e no Golden Shopping Calhau, das 10h às 20h. Já no domingo, a aplicação das doses ocorrerá somente no Golden Shopping, das 14h às 20h. A vacina oferece proteção contra as cepas H1N1, H3N2 e B, em circulação no país.
De acordo com a chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis, Halice Figueiredo, a estratégia faz parte de uma antecipação planejada da campanha nacional, prevista para começar oficialmente em 7 de abril. “O Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde estão otimizando a vacinação contra a Influenza e também a vacinação da dor em pontos estratégicos. Embora a campanha nacional só inicie em abril, já começamos o chamamento dos grupos prioritários, pois, neste momento, a vacina será disponibilizada exclusivamente para essas pessoas”, afirmou Halice.
Os grupos prioritários para vacinação incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, puérperas, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança, de salvamento e das Forças Armadas, entre outros.
A servidora pública, Sadamir Sekef, de 63 anos, reforça a importância de se vacinar anualmente. “Principalmente na minha idade, acho fundamental essa imunização. Nosso clima muda muito, a poluição também afeta, e a vacina me faz muito bem todos os anos”, comentou Sadamir.
Já a aposentada Naina Monteiro, de 88 anos, destaca a disciplina em manter a vacinação em dia. “Eu me vacino todo ano. Se for para tomar duas, três ou dez doses, eu tomo. Quero distância de doenças. Faz muitos anos que não sei o que é uma gripe”, relatou dona Naina.
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação e o cartão de vacinação.