A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Escola Técnica do SUS “Dr. Manuel Ayres” (ETSUS), e a Secretaria Estratégica de Articulação e Cidadania (Seac), por meio da Usina da Paz-Cabanagem, realizaram, na quinta-feira (20), a solenidade de formatura do 1º Curso de Técnico em Enfermagem da ETSUS, outorgando o grau de nível técnico a 29 mulheres moradoras da Cabanagem.
Para a maioria das formandas foi um sonho realizado graças a um projeto idealizado pela primeira-dama Daniela Barbalho, que foi viabilizado pela ETSUS em conjunto com a Usina da Paz-Cabanagem, contando com apoio de diversas instituições parceiras.
Segundo a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, a formatura foi um momento histórico. “Porque o técnico em enfermagem é o profissional de saúde que passa a maior parte do tempo com o paciente, principalmente em ambiente hospitalar. Portanto são profissionais importantes que podem ser absorvidos pela rede hospitalar estadual”, disse a titular da Sespa.
Sobre a parceria entre a Sespa e a Seac, Ivete Va ressaltou que a aliança abriu as portas da Usina-Cabanagem para as mulheres do próprio bairro estudarem e terem uma profissão. “Com essa formação, essas mulheres terão a chance de melhorar a condição social delas e de toda a sua família”, afirmou.
Ela também destacou a importância da ETSUS como instituição formadora de profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS), ofertando diversos cursos de nível técnico para as redes estaduais e municipais de Saúde.
Para a secretária de Articulação e Cidadania, Elieth Braga, a formatura também foi um momento especial na Usina da Paz-Cabanagem porque abriu suas portas para mulheres em vulnerabilidade social terem uma atividade produtiva. “Então, essa entrega de certificado como técnico em enfermagem representa efetivamente o que uma Usina da Paz deve fazer, que é transformar a vida das pessoas. Foi isso que esse projeto da Doutora Daniela Barbalho proporcionou a essas mulheres. E a gente está muito feliz de ver o governo do Pará vir aqui hoje entregar esse diploma nas mãos delas”, comemorou a titular da Seac.
A diretora da ETSUS, Elizeth Braga, informou que o curso começou em abril de 2022. Todo o conteúdo teórico foi ministrado no espaço da Usina, já a parte prática, ocorreu nas unidades de saúde da Sespa, na Universidade do Estado do Pará (Uepa), no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos e Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo. “Portanto, essa turma, formada exclusivamente por mulheres, além de contar com a excelente e dedicada equipe de professores da ETSUS, teve a oportunidade de praticar o que aprenderam, estagiando em grandes instituições de saúde pública do Pará”, comentou.
A diretora das Usinas da Paz, Ivanilda Vieira da Silva, expressou a sua alegria com a formatura, ressaltando a sensibilidade que o governador Helder Barbalho tem em olhar para as pessoas que precisam “A Cabanagem é grata por tudo ao governador e à vice-governadora Hana Ghassan, que têm um olhar de inclusão, e à primeira-dama Daniela Barbalho, que incentivou a criação do curso permitindo o empoderamento dessas mulheres”, disse a diretora.
Conquista profissional -A formanda Débora Leray disse que o curso de Técnico em Enfermagem foi grande desafio para todas as alunas. “Foram muitas provações no decorrer desse curso, porque começamos do zero aqui. Todas praticamente vieram de uma vida sem profissão, muitas desistiram, mas nós chegamos até o fim”, contou. “Agora, espero ter uma condição financeira melhor e poder ajudar outras pessoas com a minha profissão”, declarou.
Essa também é a primeira formação da Fernanda da Costa, que estava muito feliz e esperançosa com a oportunidade que teve. “Esse é um momento muito feliz da minha vida graças aos nossos governantes que proporcionaram essa experiência de fazer parte da Escola Técnica do SUS”.
Ela destacou a dedicação dos professores e tem a expectativa de colocar em prática tudo que aprendeu com eles. “Eles estiveram lado a lado com a gente, passando por todos os momentos e segurando em nossas mãos em cada aprendizado. Então, eu creio que as portas vão estar abertas porque nós temos excelente profissionais dentro da ETSUS”.
Fernanda da Costa também agradeceu à Usina da Paz-Cabanagem, onde também teve a oportunidade de fazer o curso de informática. “As pessoas são muito acolhedoras, para esse curso, a Usina cedeu as salas totalmente equipadas para nossas aulas teóricas. É um trabalho social muito importante que está se expandindo para outros municípios para dar oportunidade a outras pessoas”, concluiu.
A nova profissional de saúde, Miria Oliveira, disse que agarrou a oportunidade oferecida pelo governo do Estado, o que foi gratificante, porque é uma profissão que ela tinha vontade de ter. “É um sonho realizado sim e aconselho outras mulheres a não desistirem, a procurarem a Usina porque são oferecidas muitas oportunidades, fácil não é, mas não é impossível”, afirmou.
A turma teve como paraninfa a professora e coordenadora do curso, Maria do Perpétuo Socorro Sampaio Medeiros, que as aconselhou a não estacionarem no aprendizado porque o processo de aquisição de conhecimento é infinito "Frente ao desânimo, lembrem de quem abriu o caminho para vocês e de quem precisa de vocês", disse.
A moradora da turma foi Letícia Rocha de Oliveira e o juramento foi feito por Elaine Priscila Saraiva Silveira.
O evento também contou com a presença do coordenador da Usina da Paz-Cabanagem, Vando Vieira da Silva, professores e servidores da ETSUS, familiares e convidados dos formandos.