Dando continuidade ao fortalecimento do setor de Petróleo e Gás, o Governo de Sergipe, por meio das Secretarias de Estado da Administração (Sead) e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), deu início a mais uma etapa da capacitação voltada para servidores públicos. O segundo módulo do curso de Petróleo e Gás, lançado nesta quarta-feira, 19, tem como objetivo qualificar a mão de obra local, e é feito em parceria com a Escola de Governo e a Universidade Tiradentes (Unit). Com o tema "Gás Natural: Dos Fundamentos à Prática", o curso segue até esta sexta-feira, 21, oferecendo uma formação especializada, alinhada às necessidades do setor.
De acordo com o diretor-geral da Escola de Governo, Wellington Mangueira, a capacitação visa proporcionar uma formação abrangente sobre os princípios, técnicas e práticas da indústria de petróleo e gás natural, além de noções sobre o mercado e a tributação do gás. "O objetivo é capacitar os participantes a desenvolver competências para entender os diversos segmentos dessa cadeia produtiva, promovendo inovação e sustentabilidade", destacou.
Para o professor Gustavo Borges, o foco está no gás natural, abrangendo desde uma visão geral do setor até fundamentos técnicos, como propriedades físico-químicas, combustão, processamento e tratamento do gás natural. “Também discutiremos a especificação do gás conforme a resolução da ANP de 2008. Além das aulas teóricas, teremos atividades práticas em laboratório, garantindo uma experiência completa para os participantes", explicou o professor.
A servidora da Sedetec, Fernanda Santana, ressaltou a importância do curso para o aprimoramento profissional e atualização sobre o cenário brasileiro. "Estou com uma expectativa muito positiva para que possamos aprofundar nossos conhecimentos nesse setor, especialmente em relação às atualizações do mercado no Brasil. Além disso, as práticas previstas para o final do curso e a oportunidade de maior contato com profissionais da indústria agregam ainda mais valor à experiência", afirmou.
A também servidora da Sedetec, Jucimara Medeiros, destacou a relevância da continuidade da formação para seu desenvolvimento profissional: "Participei do primeiro módulo, que foi extremamente produtivo e agregou muito conhecimento à minha área. Como técnica em eletrotécnica, o setor de petróleo e gás me chamou muito a atenção. Agora, espero continuar aprendendo e aproveitando essa nova etapa"..
Já Antonelle Morais, servidor da Adema, enfatizou a importância da formação diante do atual cenário econômico. "A expectativa é grande, principalmente com a retomada econômica da cadeia de petróleo no estado e no país. Buscamos adquirir mais conhecimento, entender as novas tecnologias e obter informações sobre o mercado atual, para que possamos contribuir com nosso próprio conhecimento e atuação", destacou.
Trilha de Formação
A formação será dividida em cinco módulos teórico-práticos, totalizando 120 horas/aula presenciais, e com professores renomados em suas respectivas áreas. Com a iniciativa, Sergipe se posiciona como um centro de excelência em Petróleo e Gás, integrando esforços do setor público e privado para aproveitar ao máximo os recursos naturais e tecnológicos disponíveis no estado.