Neste mês, nos dias 27 e 28, os pacientes atendidos pelo Melhor em Casa, antes chamado de Serviço de Atendimento Domiciliar (Sad), vão contar também com o suporte de odontólogos na equipe por meio do projeto "Sorrir com o SAD". Atualmente estão sendo assistidos pelo serviço 25 pacientes.
Esses profissionais serão responsáveis pela higiene bucal, com remoção de tártaros, aplicação de flúor, limpeza da gengiva para prevenir possíveis lesões na boca e desenvolver ações educativas para minimizar os riscos de cáries.
"A saúde bucal é essencial para o bem-estar e autoestima do paciente, além de ser fundamental para uma boa digestão dos alimentos e melhor absorção dos nutrientes. A presença de placa dental ou outros focos de infecção podem prejudicar a saúde do paciente", explica a chefe da Divisão Odontológica, Cristina Rosa.
A equipe multidisciplinar do Melhor em Casa é composta por técnicos de enfermagem, enfermeiro, médico, assistente social, além de fisioterapeuta, fonoaudiólogo e nutricionista. Eles prestam o atendimento a pessoas que apresentam dificuldades em locomover-se até uma unidade de saúde.
Para solicitar a assistência, a demanda pode ser espontânea ou o paciente é encaminhado pela unidade de saúde ou hospitalar, no caso dos que estejam hospitalizados. A base do Melhor em Casa funciona na rua Americana, número 164, bairro Parque Ipê.