Um dos principais pilares da atual gestão, a saúde pública, é foco de investimentos constantes do Governo do Estado, sobretudo, em Belém. A ampliação da oferta de leitos, a partir das construções e reconstruções de novas unidades hospitalares, e a qualificação do atendimento prestado à população, são estratégias do poder executivo estadual para garantir todos os cuidados necessários aos pacientes e familiares.
A entrega do Pronto Socorro Dr. Roberto Macedo, em maio de 2024, é um dos presentes antecipados que a capital celebrará no próximo dia 12, durante o aniversário de 409 anos de Belém. Com funcionamento 24h e capacidade de 115 leitos, a unidade, localizada na Avenida Augusto Montenegro, realiza internações, cirurgias e atendimentos de urgência, garantindo a descentralização dos atendimentos e o avanço nos cuidados aos pacientes que precisam da rede pública de saúde.
“Garantimos um atendimento mais individualizado e especializado para o usuário, em uma localização descentralizada dos outros prontos socorros já existentes na capital, que são mais centrais. Atendemos tanto portas abertas quanto usuários encaminhados pela regulação do Estado, o que faz a diferença para o acesso à saúde da população. Foi um ganho enorme para Belém, com a ampliação dos atendimentos tanto adulto quanto pediátrico”, ressalta a enfermeira Roberta Alves, coordenadora da Unidade de Internação Pediátrica do novo Pronto Socorro.
O aposentado Geovani Melo, que receberá alta em breve, após dois meses de internação no Pronto Socorro Dr. Roberto Macedo, agradece o atendimento e a estrutura oferecida pelo Governo. “Depois de passar por vários médicos em outras unidades, sem conseguir diagnóstico, aqui consegui fazer todos os exames e consultas que eu precisava, além do tratamento necessário para salvar minha vida, com hemodiálise. Fui muito bem tratado aqui por todos os profissionais, desde a entrada. Essa unidade é, realmente, um presente para a população”, diz.
A analista Renata Lopes também celebra o atendimento recebido na unidade durante 26 dias de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do novo Pronto Socorro. “Fui extremamente cuidada e respeitada em um momento em que vivia incertezas e inseguranças, encontrei seres humanos com um profissionalismo nunca visto por mim e meus familiares. Tive os melhores médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudióloga, dentista, psicólogas, a melhor equipe. Gratidão é o meu sentimento”, ressalta.
ENTREGAS- Em 2019, o Estado entregou o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, com 340 leitos, sendo um marco para a saúde pública. Em 2020, foi a vez da Policlínica Metropolitana, uma unidade ambulatorial de média complexidade com capacidade para 1.500 atendimentos diários, em mais de 30 especialidades médicas.
Com foco na saúde infantil, o Governo do Pará realizou três entregas importantes na capital paraense. A primeira, em 2021, foi a entrega do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), reforçando o atendimento multiprofissional para pessoas com autismo. Já em 2023, foi inaugurado o Centro de Terapia Especializada em Autismo (Cetea), que atende até 300 usuários e conta com o primeiro Laboratório de Formação Profissional em Práticas com Evidências Científicas para o Autismo do Brasil. E, no mesmo ano, a entrega da nova unidade da Ure Demétrio Medrado, especializada na reabilitação de pacientes com sequelas neurológicas e traumato-ortopédicas, além de crianças de 3 a 12 anos com paralisia e malformações congênitas.
Em 2023, o poder executivo estadual também liberou um aporte de R$ 20 milhões à Prefeitura de Belém, para assegurar a estabilidade do sistema municipal de saúde, além de garantir investimentos e melhorias na área da saúde para a população da capital.
INVESTIMENTOS– O Hospital Ophir Loyola, que é o principal equipamento do Estado em serviço especializado no tratamento oncológico, neurológico e de transplante, vem recebendo, todo ano, investimentos em estrutura, a exemplo da nova ala de terapia intensiva, novo bloco cirúrgico, novo Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos (CCPO), novos laboratórios, entre outros espaços.
O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna também recebeu investimentos, entre eles o novo prédio para a realização de procedimentos hemodinâmicos, angiógrafo instalado no local, a nova agência transfusional do Hospital, a reforma do laboratório de análises clínicas e duas vans, utilizadas para o desenvolvimento de atividades com pacientes em tratamento no Serviço de Psiquiatria. Além de reforma das clínicas cardiológica, médica, cirúrgica e psiquiátrica, ampliação de 20 novos leitos de internação, novo lactário e nova sala de PPP (pré-parto, parto e pós-parto). Em 2024, foi a vez da entrega do novo serviço de Ambulatório Médico da unidade.
A Santa Casa do Pará, em 2024, recebeu modernização com novos equipamentos, aprimorando o parque tecnológico e conta agora sistema de geração de energia solar, sendo a primeira instituição do Governo do Estado a utilizar esse sistema de energia limpa. Houve também a entrega de uma nova unidade de atendimento psicossocial para crianças e adolescentes; a criação de uma enfermaria pública especializada no tratamento de doenças hepáticas, a primeira no estado; novo ambulatório adulto com capacidade para realizar cerca de duas mil consultas mensais; a nova UTI Pediátrica São Damião; entre outros investimentos.
MULHER– A construção do Hospital da Mulher Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, com o objetivo de oferecer atendimento médico gratuito às mulheres, com acesso a consultas e exames essenciais para prevenir doenças graves, avança. A unidade contará com 11 pavimentos e vai dispor de 120 leitos, dos quais 100 são destinados à internação e 20 à UTI.