A Copasa alcançou neste mês a importante marca de 75% da realização das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha. Ao todo, a empresa está investindo mais de R$ 3,8 milhões para beneficiar aproximadamente 1 mil pessoas.
“Estamos trabalhando a todo vapor nessas obras, e a nossa previsão é que os trabalhos sejam concluídos ainda em abril deste ano. Ao término, teremos 84,7% da cobertura da coleta e tratamento de esgoto em Turmalina. Destacamos que seguiremos avançando para, em breve, alcançarmos a universalização do serviço de esgotamento sanitário na cidade”, anunciou o gerente da Copasa no município, Vilsom José de Amorim.
O Novo Marco Legal do Saneamento no país prevê que, para universalizar o serviço de esgotamento sanitário em um município, deve-se alcançar o mínimo de 90% de cobertura com os serviços de coleta e tratamento do esgoto; e 99% de abastecimento de água até dezembro de 2033. Turmalina também está próxima de atingir a universalização do abastecimento, tendo alcançado mais de 93% de cobertura.
Obras
As intervenções, que estão concentradas nos bairros São João Batista e Manga da Roda, já implantaram mais de 3.700 metros de redes coletoras de esgoto (tubulações que direcionam o esgoto coletado aos interceptores), padronizou 201 ligações residências de esgoto com ramais prediais e poços luminares e executou mais de 1.130 metros de linha de recalque em tubos PVC (direcionam o esgoto à Estação de Tratamento de Esgoto) em vias sem pavimentação e vias de pavimento pré-moldado, distribuídos entre as quatro novas unidades de bombeamento.
Também foram construídos cerca de 340 metros de redes interceptoras de esgoto (tubulações para receber os esgotos das redes coletoras). Quatro unidades de bombeamento de esgoto bruto – conhecidas como estações elevatórias de esgoto bruto, estão sendo implantadas, sendo uma delas no bairro São João Batista e três outras no Manga da Roda. Ainda no bairro Manga da Roda, a unidade de bombeamento já existente no local está passando por um processo de ampliação. Essas unidades já estão recebendo novos conjuntos motobombas submersíveis e painéis elétricos.
Mais desenvolvimento
Por trás das obras e dos dados técnicos, na prática, o saneamento básico garante ao município e a seus moradores incontáveis ganhos para a qualidade de vida. A coleta e o tratamento do esgoto sanitário dos imóveis evitam propagação de doenças de veiculação hídrica, traz melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e proporciona mudanças positivas nos aspectos urbanísticos, com a valorização imobiliária e o crescimento socioeconômico da cidade e da região.
Objetivamente, os serviços de esgotamento sanitário reduzem o número de doenças, como febre tifoide, cólera, hepatite A, poliomielite e diarreia aguda. Também evitam poluição e contaminação de recursos naturais, como rios, mares, lagoas e reservatórios subterrâneos. Além de atrair empresas e investimentos, o saneamento básico melhora ainda os indicadores da educação na cidade.
Outro ponto de destaque é que as obras estão colaborando para a movimentação da economia local de Turmalina por meio da geração de 20 vagas de emprego, que estão resultando em mais renda e a aquisição de materiais em comércios locais.