O governador Rafael Fonteles lançou, nesta terça-feira (29), durante a entrega da reforma e ampliação do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professora Áurea Freire, em Teresina, o projeto itinerante Carteira de Identidade Nacional (CIN) na Escola.
A proposta, uma parceria entre as Secretarias da Educação e de Segurança Pública, vai emitir a nova carteira de identidade nacional (CIN), que é digital, aos estudantes da rede estadual, permitir que os alunos acessem os serviços da Secretaria de Educação (Seduc) por meio do aplicativo Gov.PI.
“Isso vai acelerar o processo de emissão de carteira de identidade, no padrão digital, no Piauí. Já somos o estado que mais emite a nova CIN e queremos ser o primeiro do Brasil que vai universalizar a carteira”, afirmou Rafael Fonteles.
O CIN na Escola prevê quatros postos itinerantes que vão percorrer as escolas estaduais de todo o Piauí. Marcelo Mascarenhas, diretor do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, explica que o projeto é uma proposta do Governo do Piauí para inserir os alunos no governo digital.
“A ideia é inserir os alunos no Governo Digital. Eles vão emitir a carteira de identidade nacional e com o documento, os estudantes vão ter os serviços oferecidos pela Seduc no aplicativo Gov.PI”, disse Mascarenhas. A meta do Governo, segundo ele, é que até 2026, toda a população do Piauí tenha a carteira de identificação nacional e digital.
Mín. 18° Máx. 30°