No próximo dia 09 de maio, o Bloco As Muquiranas receberá o Selo "Pacto pela Mulher", concedido pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). O Selo visa reconhecer os esforços de instituições privadas e públicas, na busca tanto por equidade entre mulheres e homens no ambiente corporativo, quanto pela prevenção e combate a todos os tipos de violência contra a mulher. A cerimônia de premiação acontecerá, às 10h, na Casa da Mulher Brasileira, localizada no bairro de Tancredo Neves, em Salvador.
Uma iniciativa da vereadora Roberta Caires, que apresentou o Projeto de Indicação nº 375/2021 à Prefeitura, o Selo foi fundado e publicado no Decreto nº 36.121, em outubro de 2022. O edital exige que a instituição, entre outras medidas, apresente um diagnóstico censitário com o perfil de mulheres do quadro de empregados e colaboradores, observando indicadores sociais de órgãos reconhecidos. Além disso, para que que seja premiada a empresa precisa apresentar um plano de trabalho, para o período de dois anos, informando as metas a serem alcançadas para enfrentamento das desigualdades.
Sendo o bloco As Muquiranas uma instituição carnavalesca que tem o seu público externo 100% formado por homens, a marca tem se destacado pelo excelente trabalho de conscientização e transformação social, apoiando campanhas, desenvolvidas pelo Ministério Público, que promovem a igualdade de gênero no combate à violência contra as mulheres e descriminalização. Por anos, As Muquiranas desenvolvem campanhas em suas redes sociais, na entrega de fantasias e também durante o desfile nos dias de Carnaval, usando a tradicionalidade de sua marca para potencializar todas as ações voltadas a esta causa, não apenas durante a folia, mas em todo e em qualquer lugar. Campanhas como ‘Não é Não’, ‘Oxe, Me Respeite’, ‘Não ao Preconceito’, ‘Entre no Bloco do Resoeito’, entre outras temáticas, são bandeiras levantadas pelo bloco de forma incessante.
O evento do dia 09/05 contará com a presença de figuras proeminentes, como representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública, Guarda Civil e o projeto Luto por Ela. O convite à cerimônia foi estendido aos parlamentares da Câmara Municipal de Salvador, além dos parceiros do bloco. O evento é exclusivamente para convidados.