Foto: Helena Marquardt / Ascom SAS
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família lançou mais um projeto inédito: O Entre Feas que proporciona uma troca de experiências e informações sobre os Fundos Estaduais de Assistência Social (Feas) com diversos estados do Brasil. A intenção é aprimorar a Política de Assistência Social em Santa Catarina e até inspirar outros locais do país.
Para a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, o conhecimento amplia os horizontes e por isso a troca de informações e o compartilhamento de experiências são tão importantes. “Iniciamos esse projeto com os estados do Paraná e Rio Grande do Sul, que são nossos vizinhos e têm realidades parecidas, mas acabamos ampliando para outros seis estados ”, disse.
A diretora de Assistência Social da SAS, Gabriella Dornelles, comenta que por meio do Entre Feas a equipe tem buscado experiências exitosas em todo o país e também divulgado iniciativas que deram certo em Santa Catarina como o modelo pioneiro de cofinanciamento que é dividido por pisos e porte dos municípios. “Sempre podemos aprender com os demais estados novas formas de construir a Política de Assistência Social, que vem passando por transformações e se tornando fundamental para tantas outras políticas. De nossa parte pudemos divulgar, por exemplo, o cofinanciamento de Santa Catarina que é referência no Brasil”, ressalta.
Ela destaca que nas reuniões do projeto os gestores apresentam as iniciativas exitosas, discutem desafios, analisam as leis de cada estado e têm uma visão ainda mais ampla do funcionamento da Política de Assistência Social no país. Gabriella afirma ainda que um bom financiamento é fundamental para que ela realmente aconteça. “Não existe uma política pública efetiva se não houver um financiamento correto para ela e que dê subsídios para construir e avançar”, completa.
A proposta é que neste ano sejam promovidas pelo menos oito conversas, sendo que os critérios de escolha para as reuniões são os estados com a quantidade de municípios mais próxima de Santa Catarina ou estados que são referência nacional na área da Assistência Social.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt / Ascom SAS
(48) 3664-091
Mín. 17° Máx. 22°