Um dos blocos mais antigos e irreverentes do Carnaval de Salvador, “As Muquiranas” "invadiu" a avenida. O tema da Fantasia de 2024 é "Deusas da África ", homenageando o continente Africano e a herença do povo negro. No Carnaval 2024, o bloco comemora 59 anos de folia.
A fantasia do bloco As Muquiranas, buscou destacar as belezas, cores vibrantes e extravagantes, refletindo a riqueza de vestir, incorporando as nuances de trajes ínicos do povo forte e geurreiro, que é o povo africano. Foi uma hmenagem à cultra ancestral e à rica diversidade da África.
De antes das polêmicoas que o bloco passou com relação ao tratamento dos foliões do bloco no cirtuito da folia frente às mulheres, onde o bloco as Muquiranas foi alvo de críticas, denúncias e investigação do Ministério Público (PM-BA), após os foliões do bloco encurralar uma mulher e agredi-la com "jatos de água" com a "pistola", o bloco escoleu o tema "Deusas da África". Segundo infotmações, o bloco possui mais de 70% dos foliões negros e que a representatividade é algo que a gremiação está sempre em busca durante a escolha dos temas.
O Bloco das muquiranas é composto por homens que se vestem de mulheres, se destacam pela criatividade dos foliões, que colocam adereços e a cada ano surgem ainda mais criatividade, gerando uma expectativa no público e na mídia.
As Muquiranas, é um dos mais antigos blocos de Salvador, com 59 anos. O primeiro dia de desfile foi neste sábado (18), no Circuito Osmar (Aveida/Campo Grande) e foi puxado banda La Fúria.
Pela primeira vez puxando milhares de associados, o cantor da banda La Fúria, Bruno Magnata, não escondeu a sua emoção de puxar o tradicional bloco e agitou os foliões com sucessos como #calma Calabreso", “Joga pro coroa”, “Oi, Fake” e "Mete seu cachorro".
O repórter César Irará registou alguns momentos do bloco As Muquiranas:
Na segunda-feira (20), a comemoração fica por conta do cantor Marcio Victor, com sua banda Psirico e na terça (21), encerra com chave de ouro o agito ficara por conta da energia de Tonny Salles com a Parangolé, que promete incendiar o circuito.
Mín. 17° Máx. 22°