Uma nova fase da Operação Focus, deflagrada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), resultou na captura de dois suspeitos e na apreensão de quatro armas de fogo. Os trabalhos policiais iniciaram na tarde desse sábado (2), e aconteceram na cidade de Cascavel, que fica na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) da Região Metropolitana de Fortaleza.
Durante as diligências, uma composição do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), recebeu informações sobre um local que seria utilizado por suspeitos como esconderijo. Os militares empreenderam diligências no local indicado, onde encontraram duas espingardas e uma pistola artesanal, que estava com uma munição intacta. Dando continuidade às diligências, os policiais realizaram a abordagem a um homem, identificado como Manoel Wilson da Silva Filho, de 33 anos, que estava na posse de outra pistola.
Ainda na tarde de ontem, policiais do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da PMCE, em diligências pela localidade da Praia da Caponga, em Cascavel, foram informados sobre suspeitos de estarem vendendo drogas. Os policiais abordaram um adolescente, de 15 anos, que estava com uma bolsa contendo dinheiro, 10 pacotes de crack e um pacote de cocaína, prontos para serem comercializados.
Os dois suspeitos foram conduzidos para a Delegacia Metropolitana de Cascavel, da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde Manoel Wilson foi autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. Já para o adolescente, foi instaurado um ato infracional análogo ao crime de tráfico ilícito de drogas. Após os procedimentos, os dois foram colocados à disposição da Justiça.
A Operação Focus contou com a participação de 54 agentes de segurança pública, divididos em 16 equipes. Ao todo, foram abordadas um total de 95 pessoas em atitudes suspeitas e 50 veículos foram vistoriados. Os trabalhos policiais foram realizados por equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), além de profissionais da Copol.
A Operação Focus tem por finalidade detectar irregularidades e possíveis crimes, cumprir mandados de prisão em aberto, bem como, realizar saturações e abordagens às pessoas em atitudes suspeitas e veículos. As áreas de atuação da Focus são escolhidas a partir de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da SSPDS.
A população pode contribuir com o trabalho policial repassando informações que auxiliem nas investigações. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Mín. 17° Máx. 22°