Moradores receberam boletos para pagamento parcelado ou cota única a partir do mês de maio
A Câmara Municipal de Guarulhos aprovou a taxa do lixo para cumprir o novo Marco do Saneamento, sancionado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Se a gestão conseguir novas fontes de receita, pode evitar a cobrança, assim como aconteceu na capital paulista. A maioria das cidades do país iniciou a cobrança da taxa em janeiro.
A Prefeitura de Guarulhos passa a cobrar a taxa de resíduos sólidos, conhecida como Taxa do Lixo, neste mês de maio. A cobrança iria começar em janeiro, mas foi adiada por conta de liminar obtida pelo deputado Marcio Nakashima do PDT municipal, junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo, mas essa medida foi derrubada em abril.
Inicialmente, a taxa do lixo estaria inclusa na conta de água. Contudo, não houve acordo da gestão municipal com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para iniciar a cobrança no meio do ano.
Os municípes irão receber carnês a cada três meses, a partir da próxima semana, com o valor do imposto a ser pago por mês, com a possibilidade de quitá-lo integralmente de uma vez. Nas redes sociais, alguns guarulhenses já confirmaram que receberam os boletos hoje (13).
O prefeito Guti (PSD) está em viagem oficial aos Estados Unidos. O GRU Diário apurou que, na segunda-feira (16), ele estará de volta à cidade e vai falar publicamente sobre a taxa do lixo. A gestão municipal tem uma estratégia para acabar com o imposto já em 2023.
Mín. 15° Máx. 28°