
Fotos: Washington Nery
Além de promover cultura e entretenimento, o São Pedro de Humildes também tem sido uma oportunidade de geração de renda e incentivo à sustentabilidade. Durante os festejos, um projeto de reciclagem reúne as instituições Ginga Recicla, Rede Reciclar Bahia e Rede Sol para realizar a coleta e compra de latinhas de alumínio, beneficiando catadores que atuam no circuito da festa.
Segundo os responsáveis pelo projeto, Mestre Paraná e Leandro de Araújo, a iniciativa, desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana, permite que os trabalhadores comercializem o material reciclável imediatamente após a coleta.
"A gente está realizando esse projeto para dar oportunidade às pessoas que não têm uma fonte de renda. O catador traz as latinhas, elas são pesadas e o pagamento é feito na hora, no valor de R$ 9 por quilo. É uma forma de gerar renda e, ao mesmo tempo, contribuir com o meio ambiente", explicaram.
Até o momento, aproximadamente 400 quilos de latinhas já haviam sido recolhidos. A expectativa é que, até o encerramento do São Pedro de Humildes, esse número alcance cerca de 700 quilos de material reciclável.
Os responsáveis também agradeceram aos parceiros que contribuem para a realização da ação.
"Gostaríamos de agradecer ao Governo do Estado, ao governador Jerônimo Rodrigues, ao prefeito José Ronaldo e ao coordenador de reciclagem, José Leôncio, pelo apoio e pela visibilidade que têm dado aos catadores e ao trabalho desenvolvido durante os festejos", destacaram.
A iniciativa reforça o compromisso do Arraiá de Feira em aliar a valorização das tradições juninas a ações de inclusão social, geração de renda e preservação ambiental.