
O governador Rafael Fonteles inaugurou, neste domingo (28), em Francisco Ayres, a recuperação de trecho da rodovia estadual PI-239. A obra integra um conjunto de intervenções ao longo da rodovia, beneficiando os municípios de Francisco Ayres, Arraial, Cajazeiras do Piauí e Santa Rosa do Piauí. Ainda no município, o governador também vistoriou as obras de asfaltamento de nove ruas do município.
A recuperação da PI-239 contempla o trecho entre Arraial, Francisco Ayres e o entroncamento com a BR-343, com extensão de 34,7 quilômetros. Executada por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), a obra recebeu investimento de aproximadamente R$ 10 milhões.
“Essas quatro cidades que ficam entre a BR-343 e Oeiras, que são Francisco Ayres, Arraial, Cajazeiras do Piauí e Santa Rosa do Piauí, nós estamos restaurando todos os trechos. Só falta um, que é de Arraial a Cajazeiras, que está em obras neste momento. Mas já fizemos da BR-343 a Francisco Ayres e até Arraial, uma estrada ‘só o ouro’, beneficiando a população”, afirmou o governador Rafael Fonteles.

Com a recuperação da PI-239, a ligação entre Arraial, Francisco Ayres e a BR-343 passa a oferecer melhores condições de deslocamento, ampliando a conectividade dos municípios com a malha rodoviária estadual e federal, fortalecendo o desenvolvimento econômico da região e garantindo mais segurança para quem utiliza a via.
O diretor-geral do DER, Leonardo Sobral, destacou que a recuperação da PI-239 faz parte de um amplo projeto de requalificação da malha viária da região.
“Estamos inaugurando mais uma etapa dessa rodovia, que faz a ligação entre a região de Floriano e Oeiras, beneficiando Francisco Ayres, Arraial, Cajazeiras do Piauí e Santa Rosa do Piauí. São 97 quilômetros que estão sendo totalmente recuperados pelo Governo do Estado. Além disso, já temos um convênio firmado com o Governo Federal para licitar a construção de quatro pontes ao longo da rodovia. Serão 97 quilômetros de pavimento novo, além das quatro pontes, garantindo tráfego permanente e mais segurança para a população”, destacou o gestor.

Mobilidade urbana
Ainda em Francisco Ayres, Rafael Fonteles visitou as obras de implantação de 8.661,27 m² de asfalto em nove ruas do município. A obra, executada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), recebe investimento de aproximadamente R$ 1 milhão e tem previsão de conclusão em julho.
“É mais uma etapa de asfaltamento em Francisco Ayres. Era uma cidade muito carente de pavimentação, assim como várias outras, e nós, nesses três anos e seis meses de governo, estamos fazendo o maior volume de asfalto e calçamento em todas as cidades do Piauí simultaneamente, reduzindo o déficit de pavimentação dessas cidades”, afirmou Rafael Fonteles.

A prefeita de Francisco Ayres, Eugênia de Sousa, destacou a parceria com o Governo do Estado e os investimentos que vêm sendo realizados no município.

“É o governador que mais investiu em infraestrutura. Só temos a agradecer. Estamos muito felizes porque Francisco Ayres tem sido contemplada com tantas obras. Essa parceria fortalece o nosso trabalho e muitas outras ações ainda virão para o município. Só quem ganha é Francisco Ayres e a população”, disse a gestora.
