A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), por meio do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (PAGES), realizaram nesta terça-feira (3) a primeira oficina de um ciclo formativo voltado às nove escolas do campo que adotam a pedagogia da alternância. A formação envolveu jovens dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs) e teve como foco comunicação comunitária, igualdade de gênero e cidadania.
A oficina marca o início de um percurso pedagógico que se estenderá até outubro, com objetivo de fortalecer o protagonismo juvenil, inclusão social e monitoramento participativo das ações previstas nos Planos de Gestão Integrada Sustentável (PGIS) Escolares. O plano busca aliar infraestrutura, produção agroecológica e tecnologias sociais para reforçar a segurança alimentar e nutricional nos territórios rurais. “Importante diálogo com a juventude rural para que eles se sintam protagonistas de suas próprias histórias. O PAGES, por determinação do nosso governador Carlos Brandão, está ampliando e incentivando suas atividades e essa formação é mais um passo dado nessa jornada em prol do desenvolvimento rural,” destacou o secretário da SAF, Bira do Pindaré.
Durante a oficina, os jovens participantes realizaram atividades práticas e reflexivas, utilizando ferramentas de comunicação como fotografia e vídeo para narrar e registrar as transformações em suas comunidades escolares e familiares. A proposta é que essa juventude se reconheça agente ativa na construção de uma educação do campo sustentável e inclusiva.
Para Mariana Nóbrega, coordenadora geral do Projeto PAGES, a formação inaugura um novo momento de escuta e valorização da juventude rural.
“As juventudes do campo têm muito a dizer e a ensinar sobre seus territórios. Quando criamos espaços de diálogo com ferramentas acessíveis, ampliamos as possibilidades de transformação social. Essa formação é também um gesto de confiança nas capacidades comunicativas e políticas desses jovens”, destacou.
Trinta e sete alunos da Casa Familiar Rural Padre Josino Tavares (Bom Jesus das Selvas); Casa Familiar Rural (Santa Luzia); Casa Familiar Rural (Alto Alegre do Pindaré); Escola Família Agrícola (Bela Vista do Maranhão); Casa Familiar Rural (Zé Doca); Casa Familiar Rural (Açailândia); Escola Família Agrícola João Evangelista de Brito (PIO XII); Casa Familiar Rural (Presidente Médici) e da Escola Família Agrícola (Grajaú) participaram da formação.
Para Murilo Rodrigues de Souza, de 16 anos, da Casa Familiar Rural de Alto Alegre do Pindaré, a formação foi inédita.
“Nunca participei de uma formação como essa. Foi uma experiência muito boa. Minha parte favorita foi quando explicaram os enquadramentos e planos para tirar fotos e fazer vídeos. Eu gostaria que formações como essa acontecessem na minha cidade também", almeja.
O que é PGIS Escolar?
É o Plano de Gestão Integrada Sustentável, uma ação voltada para infraestrutura, produção e tecnologias sociais nas escolas do campo. Ele busca fortalecer práticas agroecológicas que promovam a segurança alimentar e nutricional, dando sustentabilidade às iniciativas já implementadas.