Com uma programação intensa e estratégica, o Estado do Pará marcou presença na BNT Mercosul 2024, realizada nos dias 30 e 31 de maio, em Balneário Camboriú (SC). Por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), o Pará participou ativamente da feira com ações voltadas à promoção dos destinos paraenses, à capacitação de agentes de viagens e ao fortalecimento das conexões comerciais com o mercado sulista, especialmente Santa Catarina.
Durante os dois dias de evento, a Setur promoveu quatro capacitações com foco nos principais roteiros turísticos do Pará, alcançando 480 agentes de viagens. As apresentações destacaram produtos e atrativos como a diversidade cultural, a riqueza natural e a gastronomia típica, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos profissionais sobre o potencial turístico do Pará.
“O Sul do Brasil é um mercado estratégico para o turismo nacional. Segundo dados do Ministério do Turismo, os Estados da região estão entre os que mais emitem turistas para outros destinos do país. O turista sulista costuma ter alto poder aquisitivo, valoriza experiências autênticas, boa gastronomia, natureza, cultura e conforto. Entre os segmentos mais procurados por esse público estão o ecoturismo, o turismo de experiência, o turismo gastronômico e os roteiros culturais", explica a diretora de Produtos Turísticos da Setur, Alessandra Pamplona.
Um dos momentos de destaque do evento foi o jantar exclusivo realizado no dia 30 de maio, para um seleto grupo de 100 agentes de viagens. A ação, inédita dentro da programação da feira, foi a única com cardápio regional e contou com a assinatura do chef Arturo Báez, que proporcionou uma verdadeira imersão nos sabores amazônicos.
“Participar da BNT Mercosul como chef foi uma honra indescritível. Apresentar a culinária paraense, com toda a sua riqueza de sabores e histórias, em um evento tão importante para o turismo, foi uma oportunidade única de mostrar que o Pará é uma potência gastronômica. Mais do que alimentar, nosso jantar contou histórias, despertou memórias e conectou os agentes de viagens ao nosso estado por meio da comida. É uma alegria saber que o Pará foi o único a levar seus pratos típicos para essa experiência!”, comentou o chef Báez.
A participação na BNT Mercosul reafirma a estratégia do Governo do Pará com a retomada e ampliação de mercados estratégicos no Sul do país. Santa Catarina, em especial, tem sido foco das ações promocionais da Setur, que participou da feira em edições anteriores e busca consolidar o Pará como destino desejado também entre os viajantes da região sulista.
“A forte presença de operadores e agentes da região na BNT Mercosul reforça a importância de promover destinos como o Pará, que reúnem produtos compatíveis com os desejos e comportamentos desse perfil de visitante”, conclui Alessandra Pamplona.