O Governo do Paraná definiu o consórcio vencedor da licitação para implantar as novas Centrais de Atendimento ao Cidadão no Estado. O Consórcio CIX Experience Paraná obteve a melhor pontuação nos critérios técnicos e de preço, além de ter sido habilitado na Prova de Conceito - etapa que comprova a capacidade do grupo em atender todas as exigências estabelecidas no edital. O processo que confirma o vencedor foi homologado e segue agora para assinatura do contrato, o que deve acontecer na próxima semana.
O Consórcio CIX Experience Paraná é formado pelas empresas Cix Citizen Experience S/4, Quipux S.A.S do Brasil e Urban Participações Ltda.
Com investimento previsto de R$ 871,3 milhões ao longo de cinco anos, o consórcio terá a responsabilidade de implantar, operar e manter 20 unidades físicas em cidades-polo do Paraná, com a proposta de oferecer um novo padrão de atendimento ao cidadão. O modelo proposto prevê custo de R$ 27,07 por atendimento, valor inferior ao apresentado pelos demais concorrentes.
“O potencial econômico fica ainda mais claro quando pensamos a longo prazo. Vamos sair de um custo médio atual de R$ 88 por atendimento, para uma redução de quase 70% (R$ 27,07). Dessa forma, em cinco anos, o Estado pode chegar a economizar mais de R$ 2 bilhões. São recursos que voltam para os cofres públicos e podem ser aplicados nas melhorias de serviços e novos projetos”, explica o superintendente de Governança de Serviços e Dados, Leandro Victorino de Moura.
As centrais terão capacidade de realizar 7 milhões de atendimentos anualmente, ou cerca de 27 mil atendimentos por dia. Inspirado em experiências bem-sucedidas, o projeto paranaense vai centralizar em um só local diversos serviços públicos estaduais, como emissão de documentos e alvarás, além de oferecer informações sobre programas e ações do Governo.
As Centrais funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em estruturas que vão seguir um modelo padronizado para garantir a qualidade e o conforto na oferta do serviço.
“Foi um processo que seguiu todas as etapas previstas na nova lei de licitações que, por exemplo, exige um estudo técnico preliminar detalhado, com identificação dos potenciais e desafios, porque queríamos entregar o melhor modelo aos paranaenses. É um passo importante para aproximar os serviços da população e, acima de tudo, facilitar a vida do paranaense”, diz o secretário da Administração e da Previdência, Luizão Goulart.
ETAPAS– A implantação será realizada em etapas, com prazos máximos de 6, 9 e 12 meses após a assinatura do contrato. A primeira fase contemplará a Administração Central, a Unidade de Digitalização dos Serviços e as unidades de Curitiba (Centro e Pinheirinho), Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e São José dos Pinhais.
Na segunda etapa, entram em operação as Centrais de Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Colombo, Curitiba (Boa Vista), Guarapuava e Paranaguá. A última fase será dedicada às unidades de Apucarana, Arapongas, Campo Largo, Pinhais, Toledo e Umuarama. Os imóveis a serem utilizados nas unidades poderão ser de propriedade do consórcio ou alugados, desde que previamente aprovados pelo Governo do Estado, com base em critérios como acessibilidade e adequação dos espaços.
A segurança dos dados dos usuários está garantida por contrato, que exige do consórcio o cumprimento rigoroso da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Todo o tratamento de informações será restrito à execução dos serviços contratados, com o uso de ferramentas para evitar vazamentos ou acessos indevidos, e qualquer compartilhamento com terceiros dependerá de autorização do Governo.