O Programa Pré-Enem + Pré-Saeb 2025 desembarcou, nessa sexta-feira (23), no município de Barras, onde mais de 800 estudantes da 3ª série do ensino Médio da rede estadual de ensino lotaram o Ginásio Poliesportivo Carlos Augusto Rêgo Damasceno (Duty), em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a Prova Saeb, duas das avaliações mais importantes do calendário da educação básica no país.
“Nossa meta é clara: tornar o Piauí o primeiro lugar do Brasil no ensino Médio. Para isso, estamos reforçando a preparação para o Enem e o Saeb, com foco em língua portuguesa e matemática”, destacou o secretário da Educação, Washington Bandeira. “Nas escolas de tempo integral, oferecemos simulados, revisões gamificadas, plataforma com IA para correção de redações, monitorias e outras estratégias. É uma revolução na educação, gerando oportunidades reais para nossos estudantes”, complementou Washington Bandeira.
A ação em Barras reuniu estudantes de 29 escolas vinculadas à 2ª Gerência Regional de Ensino (GRE). As revisões do programa Pré-Enem + Pré-Saeb 2025 tem caráter “gameficado” e combinam teoria e prática, em uma dinâmica que estimula o aprendizado e a ludicidade.
Aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) José Amável, em Matias Olímpio, Yasmin Maia Freitas, aproveitou a revisão para reforçar os conteúdos que tem mais dificuldade em fixar. Com o sonho de cursar psicologia, após concluir o ensino médio, a jovem estabeleceu um objetivo ousado para a prova de redação do Enem.
“O dia está sendo muito proveitoso para eu fixar as matérias e os conteúdos que eu necessito para alcançar o meu objetivo, que é prestar vestibular para o curso de psicologia. Estou estudando bastante, focando muito porque tenho a meta de alcançar a nota mil na redação”, garantiu Ilana.
Durante o evento, os estudantes receberam material didático com questões focadas no Enem e no Saeb e separadas por áreas do conhecimento, proporcionando um aprendizado estratégico e eficiente.
Aluna do Ceti Gayoso e Almendra, do município de Batalha, Larissa Gaspar elogiou o material didático fornecido pela Seduc. Para ela, o caderno de questões da revisão será uma importante ferramenta ao longo da preparação para o Enem.
“O cronograma utilizado no caderno de questões do Pré-Enem é muito bom. Pretendo voltar a ele mais vezes durante minha preparação para o vestibular. A revisão é muito importante porque além de aprendermos com os professores, nos propícia momentos de interação com os estudantes de outras escolas”, explicou Larissa.