A partir da folha do mês de junho de 2025, todos os pagamentos de benefícios dos aposentados e pensionistas do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO), serão realizados por meio do Banco de Brasília (BRB). O Governo do Tocantins firmou novo contrato com o BRB, e a partir de junho, todos os pagamentos de salários dos servidores ativos e inativos do estado passarão a ser concedidos por meio do BRB. O Igeprev, assim como as secretarias de Estado da Administração (Secad) e da Fazenda (Sefaz) reforçam que o processo de abertura de conta é gratuito, simples e necessário. A nova sistemática foi definida pelo Contrato nº 036/2024, firmado no ano passado, e tem como objetivo garantir maior eficiência no controle da folha de pagamento, com segurança e modernização dos processos.
Como abrir a conta
A abertura da conta é necessária para que os aposentados e pensionistas possam continuar recebendo seu benefício normalmente, ainda que optem por receber os seus proventos por outra instituição bancária. O processo pode ser feito 100% on-line, através do aplicativo do banco BRB, disponível nas lojas oficiais daApple Store e Play Store, e sem custos. No entanto, os beneficiários do Igeprev também podem solicitar auxílio para abertura de sua conta nas agências do BRB, assim como na sede do Instituto em Palmas. Funcionários do banco estarão prestando orientações aos que procurarem informações, de forma presencial, de segunda a sexta, no horário das 8 às 14 horas, até o dia 30 de junho. Importante lembrar que, os beneficiários (aposentados e pensionistas) estão dispensados de entregar o comprovante de abertura de conta bancária, seja no RH do seu órgão de origem ou no Igeprev.
Para o beneficiário (aposentado ou pensionista) que possui curador, o procedimento para a abertura de conta, deverá ser no nome do próprio segurado, de acordo com o artigo 62, da Lei Complementar n°150. Já para os beneficiários que moram no exterior, a orientação é para adquirir um chip eSIM (chip virtual), para que seja devidamente habilitado para a abertura da conta bancária.
Atendimento nas unidades do Pronto
Os aposentados e pensionistas que precisarem de atendimento presencial, para dúvidas ou informações, as unidades do Pronto em Araguaína, Gurupi e Porto Nacional, estarão até 30 de junho, com funcionários do BRB, para esclarecimentos e orientações, além de auxiliar na abertura da conta, das 8 às 14 horas, de segunda a sexta. Já os beneficiários com impossibilidade médica ou em cumprimento de reclusão penal, estes precisam constituir um tutor legal, para os devidos procedimentos, de abertura da conta bancária.
Como funciona a nova conta
A conta do BRB já vem com integração entre conta corrente, salário e poupança, tudo em um único número. Munido com as informações de conta e senha próprias do processo de abertura da conta por meio digital, fica resguardada a possibilidade de desativação das modalidades não desejadas, assim como assegurados os direitos garantidos ao servidor enquanto consumidor, inclusive de realizar a portabilidade para outro banco.
O cartão físico será enviado ao endereço fornecido no momento da abertura da conta, conforme solicitado, com previsão de entrega de até 10 dias úteis. No entanto, assim que a conta for aberta, o servidor já poderá utilizar um cartão de débito virtual, gerado diretamente no aplicativo, em até 24 horas.
"Trata de uma mudança necessária, planejada, e devidamente segura para todos os servidores ativos e inativos do estado do Tocantins. É necessário que todos os aposentados e pensionistas possam abrir a sua conta no banco o quanto antes, para que seu benefício seja pago normalmente, e que todo o processo será conduzido com responsabilidade, garantindo que a transição ocorra dentro da legalidade, sem prejuízos ou quaisquer desconfortos. O Governo do Tocantins lembra ainda, que nenhum beneficiário ficará sem receber seus proventos. Aquele que por ventura não consiga abrir a conta pelo aplicativo, deverá procurar atendimento presencial em alguma agência bancária do BRB, ou ponto oficial de atendimento do banco, para validar a sua conta bancária. A medida reforça sobremaneira, o papel do Governo do Tocantins na condução de ações que asseguram eficiência e respeito com os que tanto contribuíram com a história do Tocantins", enfatiza a presidente interina do Igeprev, a tenente-coronel Iramara Galvão Sales.
Dicas importantes
Antes de iniciar o processo, certifique-se de que seu CPF esteja regular na Receita Federal do Brasil. Para a identificação, utilize apenas o RG Civil ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ambos os documentos originais e em formato físico — documentos emitidos há mais de 10 anos podem ser recusados pelo sistema, devido à dificuldade na validação dos dados. Ao fotografar o documento, escolha um local com fundo neutro, boa luminosidade, como uma mesa lisa ou uma folha de papel em branco, e retire-o do plástico para evitar reflexos ou sombras. Fotografe um lado por vez, seguindo as instruções do aplicativo, e garanta que todas as informações estejam nítidas e visíveis. Na etapa da selfie, procure um ambiente bem iluminado e evite o uso de acessórios como bonés ou óculos. Caso enfrente dificuldades, entre em contato com a central de atendimento do BRB ou procure uma das agências localizadas em três endereços da Capital: na Avenida Juscelino Kubitschek; na Avenida Joaquim Teotônio Segurado; e na Quadra 103 Sul, ou ainda, em outras agências do banco BRB no país.
Portabilidade bancária
O aposentado ou pensionista que optar por continuar recebendo no seu banco atual ou desejar fazer a portabilidade para outro banco, poderá fazer a solicitação no banco desejado após o recebimento do primeiro salário pelo BRB; passado o primeiro pagamento, o beneficiário poderá pedir a portabilidade bancária.
Consignados
O beneficiário que tiver consignações em outros bancos ou instituições, os consignados permanecerão sendo administrados normalmente, com o desconto em folha. Em caso de dúvida, procurar atendimento especializado em alguma agência do banco BRB.