O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) finalizou a segunda etapa da revitalização e reestruturação do Centro Cirúrgico da unidade hospitalar. Com a reforma, já foram realizadas melhorias em salas cirúrgicas, ampliação da Sala de Recuperação Pós-anestésica (SRPA) e posto de Enfermagem, além dos corredores que interligam as salas internas.
As melhorias fazem parte de um Plano de Ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que busca fortalecer a assistência da unidade hospitalar, além de modernizar os espaços para garantir celeridade aos atendimentos e um cuidado ainda maior aos pacientes. “Na SRPA, além da revisão da rede de gases e instalação de equipamentos mais modernos para garantir mais segurança a os pacientes e profissionais, também modificamos a estrutura para uma visão ampliada dos pacientes que estão sendo acompanhados pelo setor”, comentou a coordenadora do Centro Cirúrgico, Camila Sales.
O Centro Cirúrgico contará ainda com novos banheiros individualizados para os pacientes, além de estrutura farmacêutica e sala de bem-estar para equipe multiprofissional. As obras no local foram divididas por etapas, buscando minimizar o impacto nos procedimentos cirúrgicos e atendimentos.
O espaço totalmente reformado deverá ser entregue até o final de 2025. “O cronograma implementado para a reforma, aliado à melhoria dos processos que adotamos, forneceu uma celeridade ainda maior e otimização do trabalho. Com isso, comparativamente em relação ao número de salas disponibilizadas, tivemos um aumento de cerca de 50% em nossa produção”, salientou Camila Sales.
No Centro Cirúrgico são realizados procedimentos cirúrgicos específicos de diversas especialidades como Neurocirurgia, Ortopedia, Cirurgia Oncológica e Vascular. Somente nos primeiros quatro meses de 2025 já foram realizadas 2.835 cirurgias, um aumento de mais de 11% em relação ao mesmo período do ano passado.
Outras melhorias
O Governo de Sergipe, por meio da SES, tem investido em melhorias contínuas no Hospital de Urgências, assegurando a qualidade dos serviços prestados, atendimento cada vez mais humanizado e ampliação da assistência da unidade hospitalar. Entre os principais avanços estão a renovação de 100% das macas do Pronto-Socorro do Huse, e o recebimento de mais de 1.000 itens entre poltronas, macas de transporte, cadeiras de repouso, cadeiras de rodas e camas hospitalares.
“São melhorias significativas que refletem o compromisso e o olhar diferenciado do Governo do Estado e da Secretaria, em nome do secretário Cláudio Mitidieri, com a unidade hospitalar. Quem ganha é o paciente que busca o atendimento do Huse e recebe a assistência adequada, além do cuidado especializado. Seguimos em nosso propósito de salvar vidas”, destacou o superintendente do Huse, Roberto Gurgel.
Outros espaços também já foram revitalizados como as enfermarias, a Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA) do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Huse, com a reforma dos leitos de repouso e observação. Também foi realizada a ampliação de consultório e reforma da quimioterapia infantil, e adequação dos banheiros em toda a unidade.