O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) ,começa, a partir deste mês, a utilizar a inteligência artificial para monitorar as condições da malha rodoviária estadual. Com a adoção da nova tecnologia, o Estado é o primeiro a implementar esse recurso nas rodovias sob sua responsabilidade e também nas concedidas.
O acompanhamento, que antes era feito de forma praticamente manual - trabalho em conjunto entre humanos e máquinas, passa a contar com a tecnologia que vai apontar com mais agilidade e precisão as condições da malha mineira e dar celeridade ao planejamento das ações de melhorias na infraestrutura rodoviária.
O início das operações é resultado de uma parceria firmada entre o Estado e o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em novembro do ano passado. A nova ferramenta foi desenvolvida pelo setor da instituição em parceria com o Departamento Nacional de infraestrutura de Transportes (Dnit).
A cooperação com o Governo de Minas veio com o objetivo de desenvolver estudos técnicos, metodologias e ferramentas para a manutenção e planejamento no âmbito do DER-MG.
O secretário-adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Calixto, explica que a avaliação automatizada por meio da inteligência artificial vai ampliar o monitoramento da malha rodoviária estadual e dar agilidade nos diagnósticos e ações.
"O processo vai ser muito mais eficiente. O que antes fazíamos uma vez a cada seis meses, agora vamos fazer mensalmente em toda malha pavimentada do estado de Minas Gerais, com a utilização dessa ferramenta. É um avanço enorme que vai beneficiar tanto o estado, quanto o cidadão, que terá a certeza de que as rodovias estarão permanentemente monitoradas", afirma Pedro Calixto. | ||||
O levantamento será feito continuamente em todas as rodovias sob responsabilidade do DER-MG, abrangendo 20 mil quilômetros, e funcionará como apoio aos levantamentos do Índice de Condição da Manutenção (ICM), que tem por finalidade parametrizar a avaliação da condição de conservação das rodovias pavimentadas sob jurisdição da autarquia, e servir de referência para o acompanhamento das ações a serem implementadas na malha. O investimento é de cerca de R$ 5 milhões.
De acordo com o vice-diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais, o diagnóstico mensal das condições das rodovias estaduais poderá ser ampliado para trechos não pavimentados em uma segunda etapa.
"Estamos dando início ao levantamento contínuo das rodovias pavimentadas, incluindo as concedidas. No entanto, pretendemos ampliar o uso dessa ferramenta para as não pavimentadas, fazendo uma adaptação ao sistema, junto à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolvedora da ferramenta, para também conseguir identificar os problemas desse tipo de estrada, que hoje somam mais de cinco mil quilômetros", avalia Matheus Novais. | ||||
Como funciona
Na metodologia de monitoramento de rodovias por IA, um veículo equipado com câmera de ação percorre os trechos rodoviários a serem avaliados, coletando vídeos em alta resolução. Na sede do DER-MG, as imagens serão processadas por um software. Dez veículos equipados serão disponibilizados para fazer o levantamento da qualidade das rodovias.
Para iniciar o novo sistema, na quinta-feira (22/5), a equipe do DER-MG recebeu, pela manhã, um treinamento em campo com coleta de dados, na MG-030, rodovia que liga Belo Horizonte a Nova Lima, da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Além dessa prática, os profissionais, na parte da tarde, foram capacitados para operar o software que trabalha as informações coletadas. O professor e pesquisador da UFSC, Jorge Destri Junior, explica que a ferramenta detecta e classifica os diferentes elementos viários existentes no trecho percorrido, tais como, sinalização horizontal e vertical, elementos de drenagem, defeitos no pavimento, entre outros itens.
Com essas informações, o sistema gera arquivos georreferenciados para cada tipo de objeto identificado. Esses arquivos fornecem subsídio para análises nas áreas de segurança viária, gestão do pavimento, manutenção da via.
Conforme contrato, a ferramenta vai ser utilizada tanto para análise do índice de desempenho dos novos contratos de conservação do DER-MG, quanto para adaptação aos critérios definidos nos contratos de concessão de rodovias, sob a gestão da Seinfra.
DER-MG / Divulgação