Nesta terça e quarta-feira (20 e 21), a Defensoria Pública do Estado do Maranhão, por meio da 3ª DP de Imperatriz, promove o lançamento do projeto “Encontros em Rede”. A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) participa da iniciativa por meio da presidente Sorimar Sabóia, uma das palestrantes do evento.
O “Encontros em Rede” tem por objetivo promover a articulação da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Imperatriz, município onde estão instalados o Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região Tocantina; o Centro Socioeducativo de Internação Semear; e a Casa de Semiliberdade Cidadã. De responsabilidade da Funac, essas três unidades são destinadas a garantir o atendimento integral aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas privativas e restritivas de liberdade.
Para a presidente Sorimar Sabóia, a ação fortalece o diálogo, que é tido como fundamental para a efetividade da Rede de Proteção. “Todos que fazem parte desse sistema devem entender esta política e saberem como podem atuar em conjunto, de forma articulada, para garantir os direitos dessas crianças e adolescentes”, frisou.
A gestora destaca que a parceria com os demais órgãos da Rede será fundamental para superar os desafios da garantia de direitos. “O debate sobre temas de interesse comum sobre as ações necessárias à proteção integral de crianças e adolescentes é indispensável e enxergamos essa iniciativa da Defensoria Pública como primordial”, disse.
A defensora pública Jéssica de Sousa Oliveira, da 3ª DP de Imperatriz, afirma que o projeto foi pensado a partir da constatação das dificuldades enfrentadas pelos integrantes da Rede em articular ações conjuntas para garantir a efetividade dos direitos de crianças e adolescentes. “Isso ocorre, muitas vezes, pelo desconhecimento das atribuições de cada integrante”, explicou.
Desdobramentos
O “Encontro em Redes” propõe a realização de iniciativas, tais como esta primeira ação, que teve como tema "Conhecendo a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Imperatriz".
Para o evento, a presidente estava acompanhada pela diretora técnica Lúcia Diniz (Dirtec/Funac); pelo chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas (Asplan/Funac), Nikson Daniel Souza; e pela coordenadora Regional de Programas Socioeducativos, Eunice Fernandes.
A gestão de Imperatriz também esteve presente ao lançamento: diretora da Casa de Semiliberdade Cidadã, Cybelle Cavalcante; diretora do Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região Tocantina, Socorro Pires; e a vice-diretora do Centro Socioeducativo de Internação Semear, Fernanda Ramos.