Nesta segunda-feira (19), erguendo a bandeira da proteção contra o abuso e a violência sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação e da Rede de Proteção, realizou um grande ato público de encerramento da Campanha Maio Laranja: Faça Bonito - 18 de maio.
A mobilização contou com a parceria das Secretarias de Educação, Saúde, Cultura e Turismo, além de 43 instituições, os Bumbás Caprichoso e Garantido, bois mirins, escolas municipais e representantes dos poderes Legislativo e Judiciário.
Na Arena Rubem dos Santos, apresentações musicais e artísticas emocionaram o público. Crianças dos bois mirins Tupi, Estrelinha e Mineirinho, membros da Acsus, e os Bumbás Caprichoso e Garantido levaram mensagens de apoio à campanha, reforçando a importância da conscientização.
Com a proximidade do 58° Festival Folclórico, o prefeito Mateus Assayag fez um apelo à população para que se mantenha atenta e vigilante. “Teremos vários eventos culturais e vamos receber mais de 100 mil turistas. Quero convocar a todos. Aqui em Parintins, as nossas câmeras de vigilância serão vocês. Essa é uma luta que precisa ser diária. Não pode ficar apenas no discurso”, destacou o prefeito.
A secretária de Assistência Social, Zeila Cardoso, ressaltou o potencial econômico e cultural de Parintins, mas também alertou sobre os riscos. “O Festival é o maior espetáculo a céu aberto do mundo, mas também pode ser uma porta para que redes criminosas explorem nossas crianças e adolescentes. Trouxemos os bois para dizer que a cultura não vai morrer, mas precisamos salvar vidas. Pule, brinque, mas não brinque com nossas crianças”, enfatizou.
A titular da Delegacia de Polícia Civil (DEP), Marna de Miranda, também manifestou sua preocupação com o período do festival. “Que a campanha não fique apenas neste dia. O Festival está se aproximando, e nossa preocupação aumenta. Ter o apoio da Prefeitura e de uma rede de proteção fortalecida é essencial para o trabalho da Polícia Civil”, afirmou.
O Ginásio foi tomado por alunos da rede municipal, que atenderam ao chamado da Secretaria de Educação. A secretária Gizelle Soares destacou a mobilização. “Hoje a Secretaria de Educação parou. Todas as escolas da rede municipal estão aqui. Nossos profissionais fazem a diferença na vida das nossas crianças. Paramos porque é preciso combater e falar sobre essa temática”, declarou.
Representando o Conselho Tutelar, Adson Almeida refletiu sobre a importância da data. “Precisamos encarar esse problema, que exige uma batalha diária. Nosso trabalho é voltado para a vítima, especialmente na área da saúde, para que seja atendida e acolhida o quanto antes. Temos que estar juntos nesse combate”, enfatizou.
Joelilce Trindade, representando o colegiado do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), fez um alerta. “A maioria das violações de direitos acontece dentro do próprio seio familiar. Todos nós, enquanto cidadãos, temos que contribuir com a Rede de Proteção e viver esse combate diariamente”, pontuou.
A defensora pública Emily Santos reforçou o papel da Defensoria nesse esforço coletivo. “A Defensoria Pública faz parte dessa rede. Hoje não é um dia de festa, mas todos estão de parabéns. Quem está aqui participa ativamente desse combate”, concluiu.
----
Texto: Josene Araújo – SEMASTH/SECOM
Foto: Pitter Freitas e Junior Preto (aérea) – SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM)