Um levantamento estatístico dos relatórios de registro de ocorrências criminais da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) aponta significativa e progressiva redução nos crimes contra o patrimônio na região sul de Palmas. A análise comparativa abrange os dados consolidados anuais de 2023 em relação a 2024, e os números do primeiro quadrimestre (janeiro a abril) de 2024 em relação a 2025, demonstrando uma melhora progressiva nos indicadores de segurança para essa modalidade de crime.
Na comparação entre os anos de 2023 e 2024, a região sul da Capital apresentou uma diminuição consolidada de aproximadamente 19,34% no total de crimes contra o patrimônio. Esse avanço refletiu-se em quedas expressivas, como a de 65% nos roubos a comércios (de 20 para 7 casos), 38,9% nos roubos a residências (de 18 para 11 casos), 33,3% nos furtos em residências (de 66 para 44 casos) e 20% nos furtos a comércios (de 50 para 40 casos). No geral, o total de furtos na região caiu 22,9% e o total de roubos reduziu 13,3% no comparativo anual.
Essa tendência positiva de redução se intensificou no primeiro quadrimestre de 2025. Ao comparar com o mesmo período de 2024, a redução consolidada nos crimes patrimoniais na região sul da Capital foi ainda mais significativa, atingindo aproximadamente 33,33%. Os destaques incluem a redução de 100% nos roubos a residências (de 4 para 0 casos), 80% nos roubos a comércios (de 5 para 1 caso) e 70,6% nos furtos a comércios (de 17 para 5 casos). Os furtos em residências também apresentaram uma diminuição de 8,3% (de 24 para 22 casos). No período analisado, o total de furtos caiu 30,9% e o de roubos diminuiu 36,8%.
A PMTO compreende que a segurança pública é construída pela atuação coordenada e contínua de diversas instituições, cada qual exercendo seu papel fundamental. Enquanto à Polícia Militar compete o policiamento ostensivo e preventivo, visando coibir a prática de delitos e garantir a ordem, a Polícia Civil atua na investigação criminal para elucidação dos crimes e identificação dos autores. Na sequência, o sistema de justiça criminal é responsável pelo processo judicial, julgamento e execução penal, assegurando que os transgressores da lei sejam responsabilizados e tenham a oportunidade de reabilitação para o convívio social.
Nesse contexto de atuação integrada, os registros positivos são diretamente impulsionados pelas estratégias e ações da Polícia Militar, com destaque para o trabalho incisivo do 6º Batalhão (6º BPM). A unidade tem intensificado o policiamento ostensivo e preventivo, realizado grandes operações na área e fortalecido as ações de inteligência, o que contribuiu decisivamente para a redução dos índices criminais apresentados.
"Os resultados positivos na região sul de Palmas demonstram o acerto das nossas estratégias de policiamento e o empenho incansável dos nossos policiais militares. A redução consistente nos crimes contra o patrimônio reflete nosso compromisso em levar mais segurança e tranquilidade para a comunidade, um esforço que se soma ao trabalho das demais instituições do sistema de segurança e justiça. Continuaremos trabalhando com inteligência e presença ostensiva para manter essa tendência de queda e proteger o cidadão e seu patrimônio", ressalta o comandante-geral da PMTO, coronel PM Márcio Barbosa.
A Polícia Militar do Tocantins reitera seu compromisso com a segurança da população e continuará intensificando as ações de policiamento ostensivo e preventivo em Palmas e em todo o estado, atuando diuturnamente para prevenir e reprimir a criminalidade.