Na sexta-feira (16), a Câmara Municipal de Teresina promoveu uma sessão solene em homenagem ao Pacto pelas Crianças do Piauí, programa do Governo do Estado coordenado pela primeira-dama Isabel Fonteles. A solenidade foi marcada pela entrega do Título de Cidadania Teresinense à médica e primeira-dama, proposto pelo vereador João Pereira (PT), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Isabel à capital piauiense, especialmente no cuidado com a primeira infância.
A honraria foi conferida por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 1660/2025, aprovado por unanimidade no plenário da Casa. Durante o evento, foi exibido um vídeo institucional destacando as ações do Pacto pelas Crianças do Piauí, iniciativa que articula esforços nas áreas da saúde, educação e assistência social, para garantir os direitos de crianças de 0 a 7 anos em todo o estado.
Natural de Picos, Isabel Fonteles reside em Teresina há quase três décadas. “A cidadania é a maior adoção de inclusão e pertencimento a um grupo social. Receber esse título representa a chancela pública de uma identidade que se forjou na maior parte da minha vida. Aqui, construí minha família, me formei, exerci a medicina e coordeno, com muita dedicação, o Pacto pelas Crianças do Piauí. Ser reconhecida por esta cidade que me acolheu é uma grande honra”, destacou Isabel em seu discurso de agradecimento.
O autor da proposta, vereador João Pereira (PT), justificou a concessão da cidadania com palavras de reconhecimento ao trabalho de Isabel: “Sou o vereador da primeira infância de Teresina. Dar esse título à primeira-dama Isabel Fonteles é uma forma de reconhecer e agradecer todo o empenho dela em favor das nossas crianças. Seu trabalho é de muita dedicação e zelo pela saúde, educação e bem-estar da primeira infância”.
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Severo Eulálio, também esteve presente e elogiou o impacto do Pacto nas políticas públicas estaduais. “Ações integradas entre saúde, educação e assistência social já estão mudando a realidade de várias crianças no Piauí. Os maiores impactos, no entanto, serão percebidos no futuro, quando essas crianças forem adultas. Isabel é uma liderança sensível e dedicada, merecedora não só desse título em Teresina, mas em muitos outros municípios do nosso estado”, ressaltou.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforçou a relevância do trabalho da primeira-dama: “A construção de um Piauí mais justo começa pelas crianças. Por isso, o governador Rafael confiou essa missão à doutora Isabel, que tem conduzido com competência, sensibilidade e compromisso. Ela é uma das principais responsáveis por essa revolução social que vivemos hoje no estado”, afirmou.
Além das falas institucionais, estiveram presentes e deixaram suas homenagens a defensora pública geral do Estado, Carla Yáscar; a superintendente de atenção à saúde da Sesapi, Leila Santos; o auditor do Tribunal de Contas do Estado, Gilson Araújo; a superintendente de Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc, Assunção Aguiar, todos ressaltando a liderança, a humanidade e o comprometimento de Isabel com as crianças do Piauí.
A solenidade foi acompanhada por familiares, amigos, parlamentares, representantes do Governo do Estado e da sociedade civil.