Criado pela Secretaria do Planejamento do Piauí (Seplan), o Sistema de Avaliação e Planejamento Orçamentário (Sapo) irá tornar mais eficiente o processo de análise das demandas e coberturas orçamentárias solicitadas pelas unidades gestoras, modernizando e otimizando a aplicação de recursos do Estado. O sistema foi apresentado para o secretário da pasta, Washington Bonfim, e já está sendo utilizado pela equipe.
“Será uma maneira de manter o fluxo interno da Diretoria de Orçamento com maior segurança da informação e um acompanhamento em tempo real das demandas orçamentárias”, explicou Washington Bonfim, destacando que o objetivo é ampliar o sistema para integrar não apenas as diretorias da Seplan, mas todas as estruturas que demandem informações de planejamento e orçamento do Piauí.
Por meio do Sapo, será possível acompanhar o percurso da despesa, criando uma cadeia que poderá ser conferida pelos gestores com uma visão geral. Os técnicos avaliam que ele irá facilitar o diálogo entre planejamento, orçamento e execução, que são pilares fundamentais da gestão pública eficiente.
Criado pelas Diretorias de Orçamento e de Tecnologia e Inovação da Seplan, ele será uma ferramenta que permitirá uma visão integrada e dinâmica das demandas por cobertura orçamentária, já integrado com o Sistema de Administração Financeira do Estado do Piauí (Siafe-PI). “A iniciativa também fortalece o papel estratégico da Diretoria de Orçamento na coordenação da execução orçamentária estadual”, explicou o diretor de Orçamento da Seplan, Salvador Lopes.
“Percebemos que havia necessidade de trabalharmos de forma mais ágil, dando ainda mais transparência aos pedidos orçamentários que chegam aqui, além de mensurar o que tem sido realizado de maneira mais simples”, completou Fernando Sousa, diretor de Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan, lembrando que o Sapo foi desenvolvido internamente na Seplan.
Segundo Raphael Tataia, diretor de Tecnologia e Inovação da Seplan, o desenvolvimento do sistema iniciou com o entendimento do funcionamento anterior, que era realizado por meio de planilhas. “Melhoramos e otimizamos o processo, para que fosse possível agregar as informações gerenciais. Outra coisa importante foi a padronização da experiência do usuário, para que seja algo orgânico e que faça sentido para ele”, disse o gestor.
O Sapo, que já está sendo utilizado pelas equipes de Orçamento da Seplan, realiza a integração direta aos bancos de dados orçamentários e financeiros do Estado, fazendo o cruzamento automatizado de informações, sinalização de insuficiências de dotação e geração de relatórios para suporte à decisão.