A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) busca, continuamente, dar apoio aos municípios piauienses para implementação de programas de assistência à agricultura e de melhoramento de técnicas da pecuária. Nesta quinta-feira (15), o secretário da Sada, Fábio Abreu recebeu os prefeitos de Ribeiro Gonçalves, Agamenon Franco, e Bela Vista do Piauí, Francisco Sousa Neto, que solicitaram do Governo do Piauí, por meio da Sada, a execução dos programas Fomento Rural e Piauí Mais Genética.
“Por meio dos programas desenvolvidos pela Sada, damos suporte e autonomia aos agricultores familiares, levando dignidade, renda e qualidade de vida a quem mais precisa. Também promovemos o aprimoramento genético do rebanho do Estado. O compromisso do nosso governador Rafael Fonteles e da Sada é fazer com que essas iniciativas cheguem cada vez mais municípios”, destacou Fábio Abreu.
Através de uma parceria entre a Sada e o Governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Programa Fomento Rural, além de levar assistência técnica ao campo, garante recursos financeiros que possibilitam o fortalecimento e a diversificação da produção rural.
Os recursos disponibilizados pelo MDS são aplicados em projetos elaborados pelos técnicos da Sada, que acompanham de perto as famílias contempladas. As iniciativas vão desde a produção agrícola e criação de pequenos animais até atividades não agrícolas, como pequenos comércios e unidades de beneficiamento de alimentos. Para participar, é necessário estar inscrito no Cadastro Único e ter uma renda per capita de até R$ 218.
Já o programa Piauí Mais Genética, lançado em 2023, está em contínua expansão, fortalecendo a pecuária com tecnologia, melhoramento genético e mais oportunidades para o produtor rural, com foco na sustentabilidade e no aumento da renda.
A inseminação artificial é um dos principais pilares dessa ação. Durante o ano todo, os produtores têm acesso a sêmen de touros geneticamente superiores, o que contribui diretamente para o aumento da produtividade e qualidade da carne e leite no Estado.
O programa é uma das estratégias do Governo do Estado para fortalecer a pecuária e atrair novos investimentos, como a instalação de frigoríficos, visando fechar uma cadeia produtiva que vá desde a criação dos bezerros até o abate final, agregando valor aos produtos do Piauí.