Mulheres atendidas pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) de Porto da Folha foram contempladas pelo Programa Estadual de Promoção, Proteção e Prevenção da Saúde Menstrual nas Escolas (Cuidar-SE). A iniciativa do Governo de Sergipe, por meio das secretarias da Educação (Seed), de Políticas para as Mulheres (SPM) e de Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), busca fortalecer o combate à pobreza menstrual através da distribuição de absorventes.
O Cuidar-SE já vinha fazendo a diferença na vida de milhares de meninas e mulheres de 9 a 21 anos que menstruam, e estão matriculadas na rede pública estadual de ensino. “Este ano, ampliamos o alcance para que mais mulheres sergipanas tenham acesso aos absorventes, garantindo a saúde e dignidade menstrual. Porto da Folha é mais um município contemplado por este programa”, ressaltou a secretária da SPM, Danielle Garcia.
A ampliação da iniciativa reforça o compromisso do Governo de Sergipe em fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres. “São mais mulheres sergipanas em situação de vulnerabilidade, e que estão sendo acompanhadas pelos CRAM’s, tendo acesso aos benefícios proporcionados pelo programa”, salientou a diretora de Saúde e Bem-estar da SPM, Viviane Goston.
Além da distribuição dos absorventes, a SPM realizou uma roda de conversa com as mulheres, promovendo um momento de acolhimento e escuta. “Agradeço à Secretaria da Mulher do governo por trazer esses absorventes para a gente. Algo simples, mas que tem uma grande importância para as mulheres”, afirmou uma das contempladas.
A agenda da SPM em Porto da Folha contou ainda com uma visita à Tribo Xokó, na ilha de São Pedro. “Um momento especial de escuta com as mulheres indígenas. Ouvir todas as sergipanas de cada canto do estado, sem barreiras ou distinções, é o primeiro passo para levar políticas públicas que realmente atendam às suas necessidades”, complementou a secretária Danielle Garcia.