O Parque Cultural Casa do Governador segue com a programação do Ciclo de Formação de Educadores da Escola Viva de Artes (EVA), iniciativa gratuita que propõe práticas e experiências sobre arte, patrimônio e meio ambiente. Neste sábado (17), acontece o segundo encontro presencial do ciclo, com atividades teórico-práticas que discutem o corpo como dimensão criadora e exploram manifestações populares, como o Carnaval e o futebol e suas relações com a identidade.
A programação terá início às 9 horas e contará com dois momentos formativos. Na primeira atividade, o capixaba Marcus Vinicius Sant’Ana, historiador, pesquisador, gestor cultural e educador, apresenta a palestra "Futebol e carnaval como fricção de identidade", refletindo sobre a potência cultural, política e estética dessas manifestações populares como dispositivos de educação e memória.
Em seguida, uma atividade será conduzida por Gabriel Faryas, educador e artista multimídia do Rio Grande do Sul, com o tema "O corpo como dimensão autocriadora", em uma proposta de vivência sensível sobre o corpo como campo de criação, expressão e resistência.
A formação é aberta a educadores em atuação ou em formação, de todas as áreas, e as inscrições continuam disponíveis por meio do link: https://forms.gle/zTreGTkKLzQD6heQ8 . Ao todo, o ciclo contará com 33 horas de atividades entre maio, junho e julho, com emissão de certificado para participantes com pelo menos 75% de presença em cada módulo (presencial e virtual).
Com curadoria e coordenação pedagógica de Nathan Braga, diretor pedagógico do Parque Cultural Casa do Governador, o Ciclo de Formação de Educadores marca o início da implementação do projeto Escola Viva de Artes – EVA, que propõe uma filosofia da educação conectada à natureza, aos territórios e aos saberes coletivos.
Serviço:
Segundo encontro do Ciclo de Formação de Educadores
Local: Parque Cultural Casa do Governador
Data: Sábado (17)
Hora: 9h às 12h
Inscrições: via formulário no link https://forms.gle/zTreGTkKLzQD6heQ8
Sobre o Parque Cultural Casa do Governador
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.
Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e também é reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 32 obras, sendo 22 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.
Com uma área de 93 mil metros quadrados, o parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a domingo, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.
Conta com patrocínio ouro da EDP, patrocínio prata do Instituto Cultural Vale e da Shell, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.
>