Entre debates e troca de experiências, os coordenadores de farmácia da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), gerenciadas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), em São Luís, participaram de encontro com o tema "A farmácia hospitalar como protagonista na promoção do uso racional de medicamentos", na quinta-feira (8), em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado em 5 de maio.
A iniciativa reuniu profissionais que atuam diretamente na assistência farmacêutica em hospitais, UPAs e policlínicas da capital. Durante o encontro foram apresentadas experiências exitosas de gestão das farmácias da UPA Itaqui-Bacanga e do Hospital da Ilha, que têm se destacado por implementar boas práticas no controle e distribuição de medicamentos. A programação contou ainda com uma dinâmica em grupo, onde os participantes simularam situações cotidianas enfrentadas nas farmácias hospitalares e refletiram sobre as melhores estratégias para garantir a segurança do paciente e a eficiência no uso dos medicamentos.
A coordenadora de Assistência à Saúde da Emserh, Lívia Aroucha, destacou a importância do evento como ferramenta de conscientização e educação. “Essa é uma oportunidade de sensibilizar e orientar os profissionais sobre a importância do uso racional de medicamentos. Isso se reflete diretamente na segurança do paciente e também na economia dos recursos públicos, evitando desperdícios e garantindo um melhor aproveitamento dos insumos”, afirmou.
Segundo a supervisora de Assistência Farmacêutica da Emserh, Rafaella Franco, o encontro reforça o sucesso das estratégias de gestão na melhoria dos resultados das farmácias. “Temos avançado bastante com iniciativas que otimizam processos, reduzem perdas e melhoram o controle de estoques. Um dos reflexos mais visíveis é a redução de perdas por vencimento de medicamentos, o que representa um ganho importante tanto para a gestão quanto para o cuidado com o paciente”.
Para a farmacêutica Maria Aparecida Borges, coordenadora da farmácia do Hemomar, o encontro foi inspirador. “É muito bom poder compartilhar vivências e aprender com a prática dos colegas. Esses encontros fortalecem o trabalho em rede e nos ajudam a melhorar ainda mais o serviço que prestamos à população”, elogiou.