Nesta sexta-feira (9), ocorre o segundo e último dia da 13ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), em Maceió (AL). A programação será aberta às 10h, no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, com apresentações culturais regionais.
Um dos destaques do encontro é a apresentação do modelo de cogestão adotado no sistema prisional de Alagoas. Nesse formato, o Estado contrata uma empresa privada para dividir a administração das unidades, ficando sob responsabilidade da empresa a gestão operacional de serviços essenciais à logística do sistema, como alimentação, limpeza e assistência médica. Tais serviços, tradicionalmente desafiadores na administração pública, são considerados decisivos para manter o controle nas unidades prisionais. Ao Estado, cabe garantir a segurança, a disciplina e a supervisão geral de toda a estrutura.
Ainda pela manhã, os participantes conhecerão detalhes sobre o método construtivo utilizado nas novas unidades prisionais do estado, modelo que tem despertado o interesse de gestores de diversas regiões do país pela proposta de modernização e eficiência.
No período da tarde, também no Palácio República dos Palmares, será realizada a eleição da nova diretoria do Consej. Atualmente, o colegiado é presidido pelo secretário de Justiça de Rondônia, Marcus Rito, e reúne representantes de todo o país para debater políticas públicas e fortalecer a atuação integrada entre os estados.
A programação será encerrada no fim da tarde, após a conclusão das atividades e a definição da nova diretoria do Conselho.
_______
Ascom-Seap/PB