Com representantes de diversos setores da sociedade, a delegação de Sergipe marcou presença na etapa final da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA), realizada de 6 a 9 de maio, em Brasília (DF). O evento, sediado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), reúne participantes de todos os estados brasileiros para debater políticas públicas ambientais com foco na transição ecológica justa.
Eleita durante a Conferência Estadual do Meio Ambiente, realizada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), a comitiva sergipana é composta por 30 representantes de comunidades tradicionais, juventudes, povos indígenas, setor público, setor empresarial, instituições acadêmicas e organizações da sociedade civil. Foram 20 propostas levadas à capital federal, construídas coletivamente no território sergipano, reafirmando o compromisso do estado com a democracia participativa, a justiça socioambiental e a gestão ambiental sustentável.
Ao longo da conferência, foram debatidas e definidas as 100 propostas prioritárias para orientar as ações e políticas públicas ambientais nos próximos anos. A etapa nacional representou o encerramento de um processo democrático que mobilizou mais de 2.500 municípios em todo o país.
A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe, Deborah Dias, ressaltou a relevância da participação sergipana na conferência e reconheceu o empenho da equipe técnica da Semac em todo o processo que garantiu a presença da delegação em Brasília. “A participação da delegação sergipana na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente representa o compromisso do nosso estado com a construção coletiva de políticas públicas ambientais. É um momento fundamental para ouvir a sociedade, valorizar a diversidade dos nossos territórios e contribuir ativamente para uma transição ecológica justa em nível nacional. Destaco, ainda, o trabalho dedicado da equipe técnica da Semac, que atuou desde as convocações para as conferências municipais, passando pela organização da conferência estadual, até a articulação necessária para a efetiva participação da comitiva sergipana na etapa nacional”, ressalta.
A participação de Sergipe na 5ª CNMA simboliza um importante avanço na consolidação de uma política ambiental integrada, participativa e voltada para o futuro. A presença ativa da delegação contribuiu para o fortalecimento do diálogo federativo e para a construção de soluções sustentáveis em sintonia com os desafios e as potencialidades da realidade brasileira. “Representando a diversidade do nosso território, a delegação de Sergipe marcou presença na Conferência Nacional do Meio Ambiente com força, compromisso e esperança. Para construir, propor e defender políticas públicas que garantam um futuro sustentável para todos e todas”, destaca Ivo dos Santos, proprietário da Tecelagem Malhadinha, do município de Poço Verde (SE), representante do setor empresarial na comitiva sergipana.