O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMAC), realizou nesta quarta-feira, 7, a etapa de testes de aptidão física (TAF) e de habilidades (Thufa) do processo seletivo para brigadistas comunitários. A aplicação foi simultânea em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Sena Madureira.
Foram 177 candidatos inscritos ao todo para o processo seletivo. E, após etapa eliminatória com base na avaliação curricular, 99 candidatos foram aprovados, resultando em 20 aptos em cada unidade de conservação (UC), com exceção da Floresta Estadual do Antimary, com 19 aprovados, a realizar os testes físicos e de habilidades.
O primeiro teste, de aptidão física, consistiu na corrida de 2.400 metros no período máximo de 25 minutos para o gênero masculino e 30 minutos para o feminino. Todos os candidatos percorreram o trajeto transportando uma bomba costal cheia de água com peso aproximado de 24 quilos.
Já no segundo teste, o de habilidades no uso de ferramentas agrícolas, os candidatos deveriam capinar e rastelar, de forma que a área de provas fosse totalmente limpa de vegetação, conforme a prática de aceiramento (corte da vegetação) em solo mineral. A área, de 15m², deveria ser limpa no período de 20 minutos para o gênero masculino e de 24 minutos para o feminino.
Responsável por essa etapa do processo seletivo, o primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros, Marlon Castelo Branco, mencionou a importância da iniciativa do Estado com a realização do processo seletivo.
“Essa iniciativa é pioneira em nosso estado e traz, acima de tudo, a conscientização da comunidade local em relação ao enfrentamento dos crimes ambientais e às consequências das mudanças climáticas que assolam um bem tão valioso que é o nosso meio ambiente”, avaliou.
O gestor da Sema responsável pela Área de Proteção Ambiental (APA) Igarapé São Francisco, Ricardo Plácido, em Rio Branco, destacou o papel dos futuros brigadistas.
“Eles serão de fundamental importância para prevenir e combater os incêndios florestais que acometem a APA Igarapé São Francisco, principalmente na região da [Estrada] Transacreana e [do bairro] Barro Vermelho, onde ocorrem muitos incêndios”, afirmou.
Candidata a brigadista comunitária, Claudenizia Aguiar relatou sua expectativa caso seja aprovada para o curso de formação.
“Vai ser muito importante para ajudar o próximo, pois onde eu moro também tem muitos incêndios e aqui podemos ter a oportunidade de aprender coisas que podem ajudar quando for preciso”, disse.
– Resultado Preliminar TAF e Thufa: 12/05/2025
– Recurso do TAF e Thufa: 13/05/2025
– Resultado Recurso do TAF e Thufa: 14/05/2025
– Resultado Final do TAF e Thufa e Convocação para o curso de formação de brigadas: 15/05/2025
Pioneiro no Acre, o processo seletivo visa ao preenchimento de 50 vagas de brigadistas comunitários, que irão fortalecer a atuação na prevenção e combate aos incêndios, especialmente nas UCs.
As vagas são exclusivas para moradores das comunidades das áreas de proteção ambiental (APAs) Igarapé São Francisco e Lago do Amapá, além da Floresta Estadual do Antimary, do Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório (Cferg) e da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Japiim Pentecoste.
Os brigadistas selecionados receberão um valor mensal de R$ 1.476, para custear despesas com alimentação, transporte, hospedagem e seguro de vida.
The post Estado realiza etapa de testes físico e de habilidades do processo seletivo de brigadistas comunitários appeared first on Noticias do Acre .