A Sanepar inicia nos próximos dias o processo de comercialização das novas ligações de esgoto em regiões de Rosário do Ivaí e Ivaiporã. Nas duas localidades foram concluídas obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, beneficiando cerca de 730 famílias. Para falar dos benefícios da obra e orientar sobre como deve ser feita a interligação do imóvel na rede, a Sanepar promoveu nesta semana reuniões comunitárias nos dois municípios.
Em parceria com a Prefeitura de Rosário do Ivaí, a Sanepar investiu R$ 352,6 mil na implantação de 2,2 mil metros de rede e 112 ligações para moradores do jardim Vila Nova.
O gerente regional da Sanepar, Luiz Carlos Jacovassi, destacou a importância da obra em Rosário, em razão da área atendida ser fundo de vale e que recebeu toda infraestrutura para melhoria da qualidade de vida da comunidade. “O pessoal nunca sonhava em ter rede de esgoto lá. O prefeito fez a revitalização, tirou o grotão, fez rua, canalizou, asfaltou e arborizou”, diz. “O resultado do nosso trabalho a gente vê transparecer no rosto das pessoas”.
Evelise Kluk, gerente comercial da Sanepar na região Nordeste, também destaca a parceria com Rosário do Ivaí e o sonho que foi concretizado junto com o prefeito Cesar do Anízio. “A Sanepar tem somado esforços para antecipar a meta do Marco Legal do Saneamento em todo o Estado, e, em Rosário pudemos, também, ajudar a viabilizar no resgate da cidadania destas famílias”, afirma.
Em Ivaiporã, foram implantados cerca de 15 mil metros de rede coletora de esgoto para atender 617 famílias dos jardins Belo Horizonte, Aeroporto, Versalhes e São Domingos. A Sanepar investiu R$ 2,8 milhões neste empreendimento.
REUNIÕES– Para esclarecer dúvidas e explicar os benefícios do sistema aos moradores beneficiados pelas obras em Rosário do Ivaí e em Ivaiporã, a Sanepar realizou reuniões comunitárias. Os encontros nas duas cidades contaram com a participação de autoridades e lideranças municipais.
“Nestas reuniões eles puderam receber várias informações da Sanepar, relacionadas não só à sustentabilidade, mas, principalmente, sobre a parte técnica de como executar a correta ligação da casa de cada um na rede coletora de esgoto”, resume a assistente social da Sanepar, Angela Pagani.
Ao lado de gerentes e técnicos, Angela conduziu as reuniões, mostrando um protótipo de uma ligação com todos os pontos de coleta do esgoto dentro do imóvel. Também foi falado como o sistema de tratamento do esgoto funciona e como será a forma de cobrança pelo novo serviço. “Aqueles moradores que não puderam estar presentes, podem procurar os canais de atendimento da Sanepar, a central de relacionamento da Sanepar, para tirar a dúvidas, antes de fazer a ligação na rede”, destaca.