Minas Gerais está de vez na programação da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. A federação internacional anunciou, nesta quarta-feira (7/5), que Belo Horizonte e outras sete cidades brasileiras serão os palcos oficiais da maior e mais importante competição na modalidade. Diversos equipamentos públicos celebraram o anúncio com a iluminação nas cores da bandeira do Brasil. Por parte do Governo de Minas , a ação ocorreu no Auditório Juscelino Kubitschek (JK), na Cidade Administrativa, e no Palácio da Liberdade.
"Teremos uma imensa alegria de receber um evento desta magnitude. É uma oportunidade para apresentarmos os atrativos de Minas Gerais aos turistas do mundo todo que virão acompanhar a competição. Queremos que nosso estado esteja cada vez mais na rota dos grandes eventos, porque temos uma estrutura adequada e condições de oferecer segurança, infraestrutura e uma experiência inesquecível", disse o governador Romeu Zema. | ||||
Além de Belo Horizonte, as outras sedes do torneio no Brasil serão Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Articulação
O Governo de Minas assumiu um papel fundamental, principalmente na articulação política e institucional, com outros governos e instituições, como a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), a Federação Mineira de Futebol (FMF) e a concessionária Minas Arena, que administra o Mineirão.
A candidatura foi fortalecida, inclusive, em visita técnica da FIFA ao Mineirão, no segundo semestre de 2024. Na oportunidade, o vice-governador Mateus Simões, acompanhado por técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) , destacou o complexo de atividades no entorno do estádio e a força de Minas na atividade turística, incluindo áreas protegidas e reconhecidas pela Unesco como patrimônio da humanidade.
Minas em destaque
Receber a competição é uma chance não apenas de impulsionar a modalidade e o seu desenvolvimento, mas também de potencializar a ativação do turismo e movimentar a economia nos mais diversos segmentos.
"Tenho certeza que a Copa do Mundo Feminina da FIFA em 2027 vai ser um verdadeiro sucesso. As mulheres vão ser muito bem acolhidas dentro do cenário de Minas Gerais, dentro de Belo Horizonte. Temos certeza que o impacto econômico disso também será muito significativo. Então, realmente é uma vitória de todos. Estamos muito satisfeitos com essa conquista de Belo Horizonte e do estado de Minas Gerais", disse a secretária de Estado de Comunicação Social, Bárbara Botega. | ||||
O governo estadual vem intensificando o posicionamento de Minas como destino certo para a realização de grandes eventos, com atrativos turísticos e culturais, ambiente acolhedor e gastronomia de reconhecimento internacional. Além de promover atividades variadas nas áreas do esporte, cultura, turismo e educação, o Estado reforça o apoio para garantir uma experiência inesquecível, com todas as condições de segurança, ao público, competidores e organizadores.
Com status de estado mais seguro do país, Minas conta com a tecnologia a serviço também dos grandes eventos. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), por exemplo, é um importante aliado das Forças de Segurança para a tomada de decisões ágeis, estratégicas e inteligentes.
Com telas de vigilância ligadas 24 horas por dia, e trabalho realizado nos 365 dias do ano, o CICC integra servidores de instituições federais, estaduais e municipais. Em tempo real, é feito o monitoramento de milhares de pontos da capital, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e em estradas como a BR-040, MG-010 e Anel Rodoviário.
Mineirão: história e excelência
O "Gigante da Pampulha", como também é conhecido o tradicional estádio Mineirão, já foi sede de duas competições da federação internacional: a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014. Foi palco, ainda, de torneios masculino e feminino de seleções dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, e da Copa América de 2019.
O estádio, atualmente administrado por meio de Parceria Público-Privada (PPP) entre Governo de Minas, via Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parceria (Seinfra) , e a concessionária Minas Arena, é um patrimônio dos mineiros e exemplo bem-sucedido da integração entre recursos públicos e privados.
Com a concessão, o Mineirão passa por regulares intervenções para manutenção e modernização, de modo a garantir a preservação do equipamento emblemático para a história de Minas Gerais e manter um padrão de excelência para quem participa dos grandes eventos realizados.
Recentemente, o gramado do estádio passou por processo de revitalização, com etapas de limpeza, aeração do solo e aplicação de técnica para nivelamento do campo (topdressing). A medida é mais um diferencial favorável à disputa da Copa do Mundo, que terá jogos justamente entre os meses de junho e julho de 2027.