A Secretaria de Estado de Cultura realizou, na terça-feira (6), a entrega de 21 exemplares de publicações feitas pela própria Secult ao Mercedários da Universidade Federal do Pará (UFPA). A entrega foi feita diretamente pela secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, ao reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva.
O prédio do Mercedários integra o patrimônio histórico e cultural de Belém, e a Universidade Federal do Pará tem desenvolvido atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura no polo, tornando-o um espaço cultural no Centro Histórico da capital paraense.
“A nossa intenção é garantir a fruição dessa imensa produção literária de pesquisa que a Secult vem acumulando, de maneira muito atenta à necessidade de garantir uma política de publicações de livros bem editados, com um acabamento muito delicado, livros que são para colecionar, para fortalecer a valorização da nossa história”, diz a secretária Ursula Vidal.
Ao longo dos anos a Secult publicou cerca de 60 títulos, destes, 15 foram editados durante a atual gestão, no período de 2019 a 2024.
Os livros vão desde histórias infanto-juvenis até obras técnicas sobre importantes bens culturais do estado. Entre os autores estão nomes como Edyr Augusto Proença, Dona Onete, Juraci Siqueira, assim como outros importantes expoentes da cultura e literatura paraense.
“Nós temos livros dedicados ao público infanto-juvenil, à pesquisa na área do patrimônio, à poesia, à biografia, e na nossa reserva, ainda temos um número muito significativo de exemplares. Então nós decidimos olhar para a nossa reserva, catalogar por áreas de interesse esses títulos e fazer doações a bibliotecas de instituições que trabalham com o ensino, a pesquisa, a valorização da cultura, o acesso à leitura”, conclui a titular da pasta.
“É uma alegria poder estreitar os laços com a Secretaria de Cultura, e mais do que isso, essa entrega de muitos livros da área da cultura, da área das artes, é muito importante para fortalecer as nossas bibliotecas. Nós temos cursos na área de música, de cinema, teatro, dança, e grande parte desses livros podem ser estudados por nossos alunos e por nossos professores. Já conversamos e pedimos apoio para que a gente possa ter parte desses livros também para ser doado para os nossos campi”, conta o reitor da UFPA, Gilmar Pereira Silva.
Nos próximos dias a Secult ainda realizará entregas em instituições como Usinas da Paz, Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), entre outros.
Texto de Juliana Amaral / Ascom Secult