O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), executou em apenas 42 dias a recuperação emergencial do km 37+350 da PR-092 em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.
O trecho foi danificado pelas fortes chuvas de dezembro, que provocaram colapso parcial do talude de aterro e afetaram a borda externa da pista. Já em 17 fevereiro começaram os serviços da obra de recuperação, finalizados em 31 de março. O investimento total foi de R$ 1.631.351,71.
Eles incluíram a remoção do solo instável, reaterro com material de terceira categoria (rochas e blocos de rocha) compactado e intertravado com bica corrida, reforço do sistema de drenagem de águas e substituição de dispositivos danificados, nova pavimentação, sinalização horizontal, instalação de defensas metálicas, e hidrossemeadura nas áreas expostas.
O contrato emergencial também incluiu a elaboração dos projetos básico e executivo, para validar as soluções propostas inicialmente pela Superintendência Regional Leste do DER/PR, responsável pela gestão da rodovia neste trecho.
O tráfego foi mantido liberado na maior parte do tempo, exceto por interdições pontuais para realizar serviços que ocuparam temporariamente ambas as faixas de tráfego.