Formar, profissionalizar e conectar. Essa é a proposta da segunda edição do Lacine – Laboratório de Audiovisual aberto na noite de sexta-feira (2), com a presença dos atores Mayara Neiva e Christian Malheiros, além dos diretores Sérgio Machado e Ciça Castello. Com foco no fortalecimento do setor audiovisual maranhense, o projeto oferece uma programação gratuita voltada a realizadores, atores, roteiristas e demais profissionais da área, promovendo oficinas, masterclasses e encontros com representantes do mercado nacional.
A iniciativa é uma das contempladas no edital Tecnova III, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O projeto recebeu investimento de R$ 480 mil, recurso que viabilizou a ampliação da programação e das oportunidades oferecidas nesta edição. O presidente da Fapema, Nordman Wall, acompanhado da coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Fundação, Isaura Modesto, participou da abertura do evento e destacou que a iniciativa representa um novo horizonte para a cadeia produtiva do audiovisual no estado.
“Esse é um projeto que combina formação técnica, acesso ao mercado e valorização da identidade maranhense. O Governo do Estado tem orgulho de apoiar uma iniciativa como o Lacine, que atua diretamente na profissionalização do setor, na geração de renda e na construção de um ecossistema criativo mais forte no Maranhão”, destacou Nordman Wall.
“O Tecnova III é justamente sobre isso: aplicar recursos públicos onde há inovação, impacto social e potencial de crescimento”, acrescentou a coordenadora de Inovação, Isaura Modesto.
Idealizado pela atriz e diretora Tássia Dhur, o Lacine chega à segunda edição com estrutura ampliada, envolvendo dois grandes eixos: as atividades formativas (como oficinas e masterclasses) e o ambiente de mercado, que conecta projetos locais a players nacionais, fortalecendo o desenvolvimento de séries e filmes maranhenses.
“O apoio da Fapema foi essencial para a concretização do que estávamos sonhando: Um Lacine mais potente, com mais ferramentas para quem está no processo de criação e busca oportunidades. São encontros como esse que fazem a diferença na trajetória de quem vive do audiovisual”, destacou.
A mesa de abertura da segunda edição do projeto contou com a presença de grandes nomes do setor, como a atriz Mayana Neiva, que elogiou o alcance do projeto. “Muito honrada de estar aqui, junto com outros artistas criadores e pensadores da cultura brasileira e nordestina. E é muito bom ver a escolha do Governo de apoiar essa iniciativa e de presenciar o interesse de tantas pessoas juntas, pensando a nossa cultura, que é o nosso bem mais precioso”, pontuou.
O ator Christian Malheiros também destacou o potencial da cultura maranhense e da importância dos governos apoiarem essas iniciativas. “Quando a gente fala de audiovisual estamos falando de um registro da nossa história. O que a gente está produzindo hoje é o relato do que estamos vendo, da nossa história, de como o Brasil está hoje. Então, isso é um registro que não pode ser apagado e futuramente, a gente compreende como o nosso país estava através, não somente de documentos, mas também do audiovisual”, observou o ator, conhecido pela série Sintonia (Netflix), entre outros trabalhos.
Para o cineasta Sérgio Machado, o Lacine é um exemplo de política pública bem aplicada. “Senti um público muito interessado pelo cinema, com muita vontade de aprender e trocar informações. Fiquei muito feliz de estar aqui e frustrado por não poder ficar mais tempo nessa região tão interessante”, disse Machado destacando que o investimento é muito importante para colher bons furtos desse projeto. “Esse resultado só será alcançado com investimentos contínuos”, acrescentou.
A programação do Lacine 2025 segue até o dia 20 de maio, com oficinas de atuação e direção, além de atividades de mentoria para projetos selecionados no ambiente de mercado. As ações acontecem em diferentes espaços da cidade e estão com inscrições abertas no site: linktr.ee/lacinelab